segunda-feira, 14 julho, 2025
21.3 C
Rio Branco

Ministra Sônia Guajajara visita o Acre e participação indígena na COP30 ganha força com seminário

A participação da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, no Seminário COParente, previsto para o próximo dia 10 de julho, fortalece a agenda ambiental e indígena no Acre em um momento de grande visibilidade. O evento, que acontece entre os dias 8 e 10, na Aldeia Yawatxivan, Terra Indígena do Rio Gregório, servirá como etapa preparatória para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), do governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Acre (SEPI), e da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC), o COParente tem como objetivo construir uma posição unificada dos povos indígenas do Acre e Amazonas sobre os temas-chave da conferência climática: clima, biodiversidade, créditos de carbono, salvaguardas e repartição de benefícios.

Como parte da preparação para a visita da ministra ao estado e visando oferecer maior fluidez na agenda, os horários das atividades finais do seminário foram antecipados, permitindo mais tempo para o diálogo com as lideranças indígenas e o aprofundamento das temáticas que serão levadas à conferência global. A mudança na programação também facilita os deslocamentos das comitivas e autoridades envolvidas.

A secretária dos Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, ressaltou a importância do seminário como espaço de formação política e técnica das lideranças indígenas, que poderão atuar de forma qualificada nas discussões internacionais da COP30.

O seminário contará com o envolvimento de diversas organizações, entre elas a Wild Foundation, WINS, Wildlife Works, Fundo Socioambiental Casa, Funai e Associação Sociocultural Yawanawá (ASCY). Lideranças como Joaquim Tashka Yawanawá destacam a relevância do momento como oportunidade de fortalecer o protagonismo indígena nas pautas ambientais globais.

A presença da ministra no Acre marca mais um passo no reconhecimento das contribuições dos povos indígenas na luta contra as mudanças climáticas e na preservação da floresta, colocando o estado como ator estratégico nas negociações internacionais.

Mais Lidas

Qualidade do ar no Acre segue em alerta

A poluição por fumaça é realidade grave no Alto...

Com tecnologia exclusiva, Ativamax chega ao Acre e Rondônia

Combustível aditivado da Atem oferece mais economia e menor...

Coluna Bastidores do Poder: Como o PL 2159/21 Expôs a Seita do Licenciamento Ambiental

O Meio Progresso de Marina: Como o PL 2159/21...

Confira a agenda semanal de especialidades médicas na Policlínica Mais Saúde

Atendimento humanizado e com especialistas variados marca a semana...

Coluna do Ton – Nem toda cerca é progresso

Há quem enxergue na floresta um vazio. Mas o...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo