terça-feira, 13 maio, 2025
27.7 C
Rio Branco

Ministério Público do Acre requisita abertura de inquérito para apurar possível crime de xenofobia praticado por estudante

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, instaurou uma notícia de fato criminal e requisitou a abertura de inquérito policial para apurar os fatos, amplamente divulgados na imprensa local, sobre comentários discriminatórios e preconceituosos em razão de origem feitos por uma estudante de Medicina na rede social “X”.

A Promotoria mencionou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a considerar como crime de racismo os atos que discriminam brasileiros em virtude de sua origem nacional. Previsto na Lei Nº 9.459/97, enquadra aqueles que possam praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

“O objetivo da instauração do inquérito policial é apurar quais foram as circunstâncias que essa pessoa praticou esses xingamentos contra os acreanos, e quais foram as motivações, as circunstâncias e as condições que ela praticou a fala, além de apurar se configura crime de xenofobia” destacou o promotor de Justiça Thalles Ferreira.

O MPAC solicita que o inquérito policial seja instaurado no prazo improrrogável de até dez dias.

O post Ministério Público do Acre requisita abertura de inquérito para apurar possível crime de xenofobia praticado por estudante apareceu primeiro em AcreNews.

Mais Lidas

Xapuri avança na regularização fundiária do bairro Mutirão após décadas de impasse

Após mais de 30 anos de entraves, Xapuri caminha...

Mais de 23 mil eleitores acreanos podem ter o título cancelado, diz TRE

Esteja em dia com a Justiça Eleitoral e evite...

Acre reduz homicídios e tem uma das maiores quedas do Norte, mostra levantamento

O Acre teve a maior queda proporcional de homicídios...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo