O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta segunda-feira, 14, a sessão solene de posse de quatro promotores de Justiça promovidos e removidos por critérios de merecimento e antiguidade. A cerimônia contou com a presença dos membros do Conselho Superior, integrantes da instituição, além de amigos e familiares dos empossados.
Foram promovidos à Entrância Final os promotores de Justiça Thiago Marques Salomão, designado para a 3ª Promotoria de Justiça Criminal de Cruzeiro do Sul, pelo critério de antiguidade, e Flávio Bussab Della Líbera, que assume a Promotoria de Justiça Cível de Feijó, por merecimento.
Também tomaram posse os promotores removidos para titularidades em Rio Branco. Pelo critério de antiguidade, o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior foi designado para a 6ª titularidade da 3ª Promotoria de Justiça Cível. Já o promotor de Justiça Ildon Maximiano assume a 4ª Promotoria de Justiça Criminal, por merecimento.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, parabenizou os promotores empossados e ressaltou a importância da movimentação na carreira dos membros para o fortalecimento institucional e o pleno funcionamento dos serviços do MPAC. Ele destacou os números desta gestão, que já realizou 42 movimentações de promotores, sendo 29 remoções e 13 promoções.
“Parabenizo todos os empossados, agradecendo pela dedicação e desejando muito sucesso nas novas funções que agora assumem. A realização desta cerimônia demonstra a importância das remoções e promoções dentro da nossa instituição, momento que muitos colegas anseiam. Agradeço aos membros do Conselho Superior, que contribuem de forma relevante para que possamos construir critérios cada vez mais objetivos nos processos, especialmente os de merecimento, garantindo agilidade, segurança jurídica e consolidação de entendimentos. Agradeço também a todos os setores envolvidos nos processos, que, com o trabalho dedicado, auxiliam para que possamos atender, de forma eficiente, a esse anseio da classe”, disse.
Em nome dos empossados, o promotor de Justiça Ildon Maximiano reafirmou o compromisso com a missão constitucional do Ministério Público e enfatizou a importância de trabalhar com entusiasmo e determinação, ciente do papel desempenhado na defesa dos direitos e interesses da população. “Que a nossa nova promotoria possa ser vista por nós como nosso lugar no mundo, nosso lugar de felicidade. A gente encontra dificuldades por diversos motivos, mas nada pode superar a nossa vitalidade, que é aquilo que sustenta nossa existência”, afirmou.
A presidente da Associação dos Membros do MPAC (Ampac), promotora de Justiça Juliana Maximiano Hoff, também se manifestou durante a solenidade, parabenizando os colegas empossados e destacando a relevância das promoções e remoções para a carreira dos membros. “Parabenizo a todos os promotores empossados, desejo muito sucesso e muita vitalidade nas suas novas funções que estão assumindo agora.”
O post Ministério Público do Acre empossa promotores removidos e promovidos por critérios de merecimento e antiguidade apareceu primeiro em AcreNews.