sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Ministério da Saúde discute prescrição de PrEP e PEP por farmacêuticos na APS e na Telessaúde

Cerca de 400 profissionais de saúde e gestores de todo o Brasil participaram, na última quarta-feira (2), do encontro “Diálogos em Prevenção do HIV: Atuação Clínica de Farmacêuticos(as) – Prescrição de PrEP e PEP na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Telessaúde”, promovido pelo Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), o evento teve como objetivo fortalecer a atuação clínica dos farmacêuticos na prescrição da profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP), ampliar o acesso às estratégias de prevenção combinada e contribuir para a resposta nacional à epidemia de HIV.

A abertura e mediação foram conduzidas por Alisson França, consultor técnico do Dathi, que destacou a importância da atuação dos farmacêuticos na prevenção do HIV e da troca de experiências entre municípios. “O nosso objetivo hoje é fortalecer a prática clínica do farmacêutico na PrEP e na PEP, especialmente no contexto da Atenção Primária e da Telessaúde, pensando nas ofertas gerenciadas para além dos serviços especializados, ampliando o acesso, qualificando o cuidado e contribuindo para a resposta nacional ao HIV e à aids. Sabemos que cada município tem sua realidade, e o diálogo de hoje é para trocar experiências viáveis, alinhadas às normativas, com segurança do usuário e continuidade do cuidado”, afirmou.

O encontro contou com duas exposições principais. Ana Elisa Giomo, farmacêutica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), abordou “Do acolhimento à prescrição – experiências e desafios da PrEP e PEP na APS”, enquanto Micael Nobre, assessor técnico da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA/CE), apresentou “Farmacêuticos conectados – prescrição de PrEP na Telessaúde”, compartilhando aprendizados do contexto cearense. O debate ainda contou com Julio Moreira, membro da diretoria do Grupo Arco-Íris (RJ), que trouxe a perspectiva da sociedade civil sobre a implementação de projetos de prevenção e mobilização comunitária.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a materiais de apoio e ferramentas digitais, como a vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP, o Painel de PrEP, que permite acompanhar a oferta do serviço do nível federal aos locais, e diversos cursos EAD voltados para qualificação na oferta de PrEP e PEP, gestão de projetos sociais e enfrentamento de estigma e discriminação em serviços de saúde. Todos os cursos são certificados e foram disponibilizados posteriormente na plataforma do evento.

O público pôde interagir em tempo real, enviando dúvidas e experiências pelo chat, que foram respondidas ao final do debate pelos palestrantes. A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal da SVSA no YouTube, ampliando o alcance da discussão e fortalecendo a articulação entre gestores, profissionais de saúde e sociedade civil na prevenção do HIV no Brasil.

Assista o encontro em: Canal SVSA 

Atenciosamente,
Dathi/SVSA/MS

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo