sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Michelle Melo defende liberdade religiosa nas escolas públicas e convida população para debate com líderes religiosos

al.ac.

Na sessão desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Michelle Melo (PDT) fez uso da tribuna para convidar a população, lideranças religiosas e demais parlamentares para um debate sobre a liberdade religiosa nas escolas públicas do Estado. A fala da parlamentar se deu em defesa de um projeto de lei de sua autoria já aprovado pela Casa Legislativa, que trata da realização de ritos religiosos no ambiente escolar.

De acordo com Michelle Melo, a proposta garante que manifestações de espiritualidade possam ocorrer nas escolas de forma voluntária, sem que a autorização dependa exclusivamente da vontade do gestor escolar, como acontece atualmente. “Hoje, no nosso estado, depende da vontade do gestor escolar que haja ritos religiosos ou não. Com essa lei, nós passamos então a abrir a liberdade religiosa dentro das nossas escolas, trazendo espiritualidade para esse ambiente e permitindo que nossos jovens tenham algum tipo de conhecimento e vinculação com a espiritualidade”, explicou.

A pedetista lamentou o desaparecimento da disciplina de ensino religioso das grades curriculares e reforçou a importância de discutir a espiritualidade em um momento em que, segundo ela, a sociedade está cada vez mais distante de valores essenciais. “Hoje, nas nossas escolas, nós não temos mais aquela matéria que antigamente falava sobre religião e espiritualidade. E isso é algo necessário nos tempos atuais, onde a falta de humanidade, a falta de empatia, e até mesmo a tecnologia, nos afastam cada vez mais daquilo que nos faz humanos”, ressaltou.

Para a deputada, espiritualidade é parte essencial da formação integral dos estudantes. “Nós somos corpo, somos alma e somos espírito. E acredito que essa lei vai nos ajudar a trazer esse resgate para dentro das nossas escolas”, afirmou.

Ao final de sua fala, a parlamentar reiterou o convite à população acreana e às lideranças religiosas do Estado para que participem da construção coletiva dessa iniciativa. “Convido toda a população, os deputados que aqui estão, e principalmente os líderes religiosos do nosso Acre, para que estejamos juntos discutindo a respeito dessa necessidade para os nossos jovens, para as nossas escolas”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

 

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo