sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Marina defende operação na Resex de Xapuri e repudia ataques contra primo de Chico Mendes

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se pronunciou nesta quinta-feira, 12, sobre a Operação Suçuarana, desencadeada no último dia 5 de junho pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, localizada no município de Xapuri, no Acre.

A operação tem como principal objetivo combater atividades ilegais dentro da unidade de conservação, especialmente a criação irregular de gado, apontada como a principal responsável pelo avanço do desmatamento na área — atualmente a mais desmatada entre todas as unidades federais de conservação do país.

A ação conta com o apoio da Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Ministério Público Federal, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Segundo Marina, o foco é a retirada de rebanhos bovinos de áreas embargadas e ocupações ilegais que violam o plano de manejo da reserva.

A ministra repudiou a onda de desinformação e ataques direcionados à liderança extrativista Raimundo Mendes de Barros, o Raimundão — primo do ambientalista Chico Mendes. “Infelizmente, uma rede de desinformação e ataques vem sendo dirigida à honra e à família do Raimundão. Manifesto meu apoio e minha solidariedade a ele, sua família e a todos da comunidade”, declarou em suas redes sociais.

Marina Silva enfatizou que as ações não têm como alvo os moradores da reserva que atuam dentro da legalidade e em conformidade com o plano de manejo, mas sim invasores e grileiros que desrespeitam as normas ambientais, promovem desmatamento e geram conflitos sociais na região.

A ministra também informou que o governo federal mantém forças de segurança na área para garantir a proteção de servidores públicos, lideranças comunitárias e moradores ameaçados, como é o caso da família de Raimundão.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo