quinta-feira, 5 fevereiro, 2026

Justiça Federal transfere caso Bruno e Dom de Tabatinga para Manaus


Logo Agência Brasil

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o julgamento dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips seja transferido de Tabatinga, no interior do Amazonas, para a capital, Manaus.Justiça Federal transfere caso Bruno e Dom de Tabatinga para Manaus | Cidade AC News – Notícias do AcreJustiça Federal transfere caso Bruno e Dom de Tabatinga para Manaus | Cidade AC News – Notícias do Acre

O pedido de mudança do local do Tribunal do Júri foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF). O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos a tiros no dia 5 de junho de 2022, no município de Atalaia do Norte (AM).

Notícias relacionadas:

Eles visitavam comunidades próximas à Terra Indígena Vale do Javari, a segunda maior do país, com mais de 8,5 milhões de hectares.

Os dois desapareceram no trajeto entre a comunidade São Rafael e Atalaia do Norte. Os corpos foram encontrados 10 dias depois, enterrados em uma área de mata fechada.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Segurança e imparcialidade

No recurso apresentado em julho, o procurador da República em Tabatinga, Guilherme Diego Rodrigues Leal, argumentou que manter o julgamento na cidade poderia tornar o processo mais lento. O município tem cerca de 60 mil habitantes e fica a mais de 1.100 quilômetros de Manaus, .

Além disso, segundo o Ministério Público Federal, existem riscos para a segurança dos envolvidos e o possível comprometimento da imparcialidade dos jurados, caso o julgamento ocorresse em Tabatinga

A ação penal envolve um contexto de conflito entre pescadores e indígenas pela exploração de recursos naturais na região.

Com a decisão do tribunal, os processos contra os acusados de executar o crime voltam a tramitar separadamente, o que pode dar mais agilidade ao julgamento de Amarildo da Costa Oliveira e Jefferson da Silva Lima, apontados pelo MPF como executores. 

Ainda não há data definida para a realização do júri.

 


Brasília (DF) 05/06/2024 - Em memoraria aos dois anos da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, imagens são projetadas na parede do ministério dos Direitos Humanos
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Em memória aos dois anos da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, imagens foram projetadas na parede do ministério dos Direitos Humanos em 2024 Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Mais envolvidos no crime

Os dois foram denunciados juntamente com Oseney da Costa de Oliveira como executores do crime, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acabou excluindo Oseney da pronúncia.

Mais cinco pessoas se tornaram rés sob a acusação de ter ajudado na ocultação dos corpos: Francisco Conceição de Freitas, Eliclei Costa de Oliveira, Amarílio de Freitas Oliveira, Otávio da Costa de Oliveira e Edivaldo da Costa de Oliveira. 

Também responde processo pelo caso Rubén Dario Villar, conhecido como Colômbia, apontado como mandante das mortes. A Justiça Federal no Amazonas aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra ele.

Segundo as investigações, Colômbia é suspeito de atuar no tráfico de drogas e de chefiar uma quadrilha de pesca ilegal atuante no Vale do Javari, que fica na região de fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

De acordo com a denúncia, Bruno e Dom foram mortos por contrariar os interesses da pesca ilegal na região, ao promoverem a educação ambiental em comunidades indígenas. 

 

Ouça na Radioagência Nacional

 

Mais Lidas

Com a cheia do Rio Juruá Governo Federal reconhece situação de emergência em Cruzeiro do Sul

O Governo Federal reconheceu, nesta quinta-feira, 5, a situação...

Afonso Fernandes destaca avanços da legislatura e propõe homenagem a empresário acreano

No grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (04),...

Adailton Cruz denuncia colapso na saúde de Feijó e critica tentativa de privatização de hospital no Acre

O deputado estadual Adailton Cruz (PSB) fez duras críticas...

Deputado Marcus Cavalcante relata precariedade das vias em Feijó e cobra melhorias na BR-364

Ao ocupar a tribuna durante a sessão ordinária desta...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo