sábado, 13 dezembro, 2025

Justiça determina suspensão imediata da greve de servidores da Educação municipal de Rio Branco

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) determinou, nesta segunda-feira, 2, a suspensão imediata da greve dos servidores da rede municipal de ensino de Rio Branco, iniciada em 22 de maio. A decisão é do desembargador Lois Arruda, que considerou a paralisação ilegal e abusiva, por descumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 7.783/1989 (Lei de Greve).

A medida foi adotada após o Município de Rio Branco ingressar com ação judicial contra os sindicatos responsáveis pelo movimento — o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e o Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal (SINPROAC). De acordo com a prefeitura, a paralisação ocorreu sem a observância de elementos essenciais à legalidade do movimento, como a manutenção de 30% dos serviços e a regular comunicação prévia.

Embora o Sinteac alegue ter seguido os trâmites formais, o magistrado entendeu que o movimento foi precipitado, pois ainda havia espaço para negociação com a administração pública. “A greve não pode ser deflagrada sem que se esgotem as tentativas de diálogo com o poder público, ainda que esse processo de negociação seja mais prolongado”, ponderou o desembargador na decisão.

Outro ponto ressaltado por Arruda foi a ausência de manifestação formal por parte do SINPROAC, sindicato que representa exclusivamente os professores da rede básica. Segundo ele, a falta de adesão oficial por parte da entidade torna a paralisação ainda mais irregular do ponto de vista jurídico.

A decisão judicial determina o retorno imediato de todos os servidores da educação às atividades, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Além disso, o Sinteac terá de apresentar documentação que comprove a legalidade da assembleia que deliberou pela greve.

Nos autos, a Prefeitura argumentou que a paralisação compromete o funcionamento de 47 escolas e impacta diretamente o direito à educação de dezenas de crianças. Também informou que está impedida de conceder reajustes ou gratificações devido às restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A decisão tem caráter liminar e permanecerá em vigor até o julgamento final da ação.

Mais Lidas

EUA deixa aviso após remover Moraes de sanções: “Cumpram os compromissos”

Uma reviravolta impressionante deu o que falar nesta sexta-feira...

Ex-BBBs Laís Caldas e Gustavo Marsengo anunciam gravidez do 1º filho: “Surpresa”

Os ex-participantes do BBB 22 Laís Caldas e Gustavo...

Flamengo vence o Pyramids e encara o PSG na final do Mundial de Clubes

O Flamengo confirmou o favoritismo e garantiu vaga na...

Claudia Raia e Edson Celulari posam juntos ao lado dos filhos em Nova York

Claudia Raia surpreendeu ao mostrar um encontro familiar durante...

“A Fazenda 17”: jantar especial agita a reta final do reality com emoção, ciúmes e farpas

A edição desta sexta-feira (12/12) foi marcada por emoção,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo