sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Judiciário do Acre oferece palestra para mulheres pré-egressas do sistema prisional

“Empreender é libertador” foi o tema do talk show realizado nesta quinta-feira, 27, no auditório Ana Maria Rosa Bayma Azevedo da Universidade Federal do Acre (UFAC). O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica (Comsiv), com o apoio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semulher) e do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC).

Na plateia, haviam 53 mulheres que estão cumprindo pena em regime semiaberto. Essas estão na condição de pré-egressas do sistema prisional, isto é, na fase final do cumprimento da pena. A ação educativa compõe a programação do “Mês da Mulher”, foi idealizada para estimular o empreendedorismo e incentivar o desenvolvimento de novas habilidades para um público que possui múltiplas vulnerabilidades.

Na abertura, o diretor da Integração Social do Iapen, André Vinicio e o chefe da Monitoração Eletrônica, Vinicius D’anzicourt, dedicaram palavras de motivação para as participantes, no sentido de focar na independência financeira e organização dos planos.

Em consonância, a chefe do departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidados da Semulher, Vanessa Rosella, ressaltou o esforço institucional para a promoção de políticas públicas voltadas ao fomento de oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Além de agradecer as parcerias construídas para a realização desse encontro, a coordenadora da Comsiv e titular da Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas (Vepma), juíza Andrea Brito, provocou reflexões relacionadas às trajetórias, interrupção da pobreza e Justiça Restaurativa.

Judiciário do Acre oferece palestra para mulheres pré-egressas do sistema prisional | Cidade AC News – Notícias do Acre

Iris Tavares contou sua história de vida. Como as origens de uma filha de lavadeira fez nascer sua paixão por moda. Assim, narrou os passos percorridos de sacoleira a empresária, enumerando lições sobre ressignificar propósitos, orgulhar das fases superadas, atitudes empreendedoras e protagonismo. Aos 63 anos de idade, possui 40 anos de mercado e se sente realizada por ver clientes de diferentes gerações indo em sua loja, que sempre foi seu sonho pessoal.

O encerramento da agenda contou com outro testemunho de sucesso: Suziane Lima, conhecida como “rainha das empadas”. Também de origem humilde, compartilhou como seu trabalho a levou a feiras nacionais e garante o sustento de sua família: “e hoje estou aqui contando tudo o que passei, acredito que vivo o meu propósito”.

Texto: Miriane Teles/ Foto

O post Judiciário do Acre oferece palestra para mulheres pré-egressas do sistema prisional apareceu primeiro em AcreNews.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo