quinta-feira, 22 maio, 2025
24.3 C
Rio Branco

Jorge Viana diz que viu os presidentes Lula e Xi Jinping tratarem da ligação do Acre com o Peru

Foto: Reprodução 

“Vi os dois presidentes tratarem da importância da nossa ferrovia. Posso dizer que estamos mais perto do que nunca de ver o projeto da ferrovia bioceânica que passa pelo nosso Acre ser retomado de verdade”, disse, na China, na terça-feira (14), o ex-governador e ex-senador Jorge Viana. Presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial à China, cuja viagem começou pela Rússia.

Em vídeos postados em suas redes sociais, Jorge Viana fala do que viu nas tratativas do presidente Lula e do presidente da China, Xi Jinping, à ferrovia cujo traçado, para ligar os oceanos Atlântico, no Brasil, e Pacífico, no Peru, passa pelo Acre, na região do Juruá, ao passar pelo Parque Nacional da Serra do Moa. “Essa é para vocês, irmã e irmão acreanos: a missão aqui na China ainda não acabou, mas a notícia que trago é extraordinária. Depois de uma série de eventos, missões e encontros aqui na China, incluindo um fórum empresarial com mais de 700 brasileiros e chineses e a assinatura de importantes atos com a presença dos presidentes @LulaOficial e Xi Jinping, vi os dois presidentes tratarem da importância da nossa ferrovia. Posso dizer que estamos mais perto do que nunca de ver o projeto da ferrovia bioceânica que passa pelo nosso Acre ser retomado de verdade”, disse o ex-governador petista. “A ministra @simonetebet é aliada nessa luta. Vamos seguir com esperança, fé e muita luta; dias melhores virão. O sonho da ferrovia está vivo, acredite!”, acrescentou.

O otimismo e a declaração de Jorge Viana em relação à obra, que seria financiada pela China, com recursos na casa de valores acima de US$ 100 bilhões, esbarram exatamente na ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva. Ex-vereadora em Rio Branco, ex-deputada estadual e senadora da República pelo Acre desde 1988, a atual deputada federal licenciada por São Paulo para exercer o ministério, é apontada como a autoridade governamental que se posiciona contra todas as pautas da área desenvolvimentista no Brasil. Na Amazônia, ela seria a principal causa de impedimento da realização de obras como a exploração petrolífera na Foz do Amazonas, na costa do Amapá, e da ligação do Brasil ao Peru através de ligação por estrada ou ferroviária passando pela Serra do Divisor.

Com informações Contilnet 

Mais Lidas

ONU anuncia entrada de 198 camiões em Gaza

Um total de...

Aaron Taylor-Johnson acende rumores de James Bond com acordo com Omega

Uma onda de especulações tomou conta do mundo do...

De Virginia Fonseca a Sophie Charlotte: famosos brasileiros com origens internacionais

A influenciadora Virginia Fonseca conquistou milhões de seguidores com...

Prefeitura de Epitaciolândia e governo federal iniciam obras do Anel Viário do município

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo