quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Investir na bioeconomia é o caminho para empregos mais verdes e uma transição climática mais justa

Construir um novo modelo de desenvolvimento econômico no qual a bioeconomia, o conhecimento dos povos ribeirinhos e o estímulo ao desenvolvimento de habilidades sustentáveis sejam protagonistas. A proposta foi defendida pelo diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, durante painel no evento Pré-COP30 – A indústria no protagonismo climático, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, nesta quarta-feira (15). O objetivo do encontro é mostrar que desenvolvimento sustentável e competitividade industrial caminham juntos.

“A bioeconomia é a grande questão à qual devemos estar atentos. Quando olhamos para o Norte, o Código Florestal mantém 80% daquele espaço sem alteração. Muitos podem olhar para lá como terra improdutiva, o que não é. Essa é uma barreira que deve ser vencida”, defendeu Bruno Quick.

Há um vazio de conhecimento para trabalharmos, pois ele é ancestral, é empírico. Há um potencial absurdo para os fármacos. É a oportunidade para a ciência chegar, compreender melhor, trabalhar a logística e ter um outro modelo de desenvolvimento econômico.

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae

Bruno Quick citou o empenho do Sebrae no fortalecimento do setor e no acompanhamento dos pequenos negócios, além de construir pontes com o setor público. Ele citou que existem cerca de 500 startups na região Amazônica voltadas para a bioeconomia. “Estamos dedicados nesta agenda dos empregos verdes”, comentou. “Estamos indo a campo, sendo capilares e responsivos, além de procurar entender as possibilidades e reunirmos diversas instituições”, apontou.

Investir na bioeconomia é o caminho para empregos mais verdes e uma transição climática mais justa | Cidade AC News – Notícias do Acre
Bruno destacou a atuação do projeto-piloto em Belterra (PA) | Foto: Erivelton Viana

Além disso, o diretor-técnico do Sebrae destacou o aprendizado que a entidade vem adquirindo por estar inserida em um projeto-piloto em Belterra, no Pará, no qual trabalha em conjunto com cooperativas, artesãos, startups, indústrias locais e com o turismo para incentivar os negócios locais. “Nossa estratégia é chegar perto, entender os setores e aprender com esse novo modelo”, apontou.

Por fim, Bruno Quick defendeu que os participantes inovem em suas ações para promover uma transição climática mais justa e verde. “Se fizermos as coisas do mesmo jeito, o resultado será igual. A inação é isso. Precisamos de um arranjo no qual os setores público e privado caminhem juntos e que o resultado seja capilarizado com o apoio dos estados e municípios”, concluiu.

Investir na bioeconomia é o caminho para empregos mais verdes e uma transição climática mais justa | Cidade AC News – Notícias do Acre
Público acompanhou as discussões durante o painel | Foto: Erivelton Viana

Capacitação

Os outros dois painelistas ressaltaram a importância da educação neste processo de construção de empregos mais verdes. O gerente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Mateus Simões de Freitas, destacou a necessidade de pautar as mudanças necessárias na abordagem das capacitações. “A produtividade e o cuidado com a redução de desperdícios são algo relevante quando falamos de uma economia verde. Vemos a necessidade de profissionais nas micro, pequenas, médias e grandes empresas”, disse.

Por sua vez, o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Cogna CONTEXT, Juliano Miguel Braga Griebeler, apontou a necessidade de debater agora a mudança que o setor deseja implementar no futuro. “Precisamos furar a bolha, fazer a mudança nas nossas empresas e propagar estes conceitos e ações para sair dessa inação”, defendeu. O bate-papo foi moderado pelo CMO da Schneider Electric na América do Sul, Arthur Wong.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo