quarta-feira, 30 abril, 2025
24.3 C
Rio Branco

Integrantes do Ieptec participam de capacitação do programa Mulheres Mil e buscam reforçar atendimento às mulheres que são alvo da iniciativa no estado

Integrantes do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) participam do Ciclo de Formação do Programa Mulheres Mil, aberto nesta segunda-feira, 7, no Ministério da Educação, em Brasília.

No evento, que ocorre até a sexta-feira, 11, a equipe acreana, juntamente com as demais equipes do país, participa da capacitação sobre nova metodologia aplicada ao programa e ajusta proposta feita para 2025, que visa recursos do programa para a qualificação profissional de mil mulheres, mas isso ainda depende das oficinas de ajuste de projetos que ocorrerão no encontro.

A equipe do Ieptec é integrada pela diretora de ensino, Mara Lima (centro); a coordenadora-geral do Bolsa Formação, Kattiucia de Souza Fernandes, e a coordenadora adjunta da área, Mara Andrade. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Ao todo, estão sendo disponibilizados recursos para 10 mil vagas em todo o país. Estamos pleiteando mil vagas para o Acre, mas tudo depende dos ajustes feitos durante as oficinas prática de aprimoramento dos projetos apresentados e ajustados à nova metodologia do programa”, explicou Mara Lima, diretora de ensino do Ieptec.

O programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação, visa o atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social e que buscam acesso a oportunidades educacionais e ao mercado de trabalho, inclusive por meio do empreendedorismo. O objetivo é o acesso, permanência e êxito para esse público.

“O trabalho abrange a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, à elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida”, explicou Mara Lima.

Evento é realizado em Brasília e visa à capacitação sobre a nova metodologia utilizada no programa, incluindo oficinas práticas. Foto: Dilma Tavares/Repac

No Acre, conforme afirmou, o programa é desenvolvido pelo Ieptec desde 2023 e já atendeu a 1030 mulheres. Entre os cursos oferecidos estão costureira, manicure, cabeleireira, informática, frentista e gastronomia.

“Temos depoimentos de mulheres que conseguiram sucesso, tanto profissional quanto pessoal, inclusive depoimentos de mulheres que nem acreditavam mais na existência delas e que, depois que participaram das atividades, são outras pessoas”, relatou.

A abertura do evento contou, entre os participantes, com representantes dos ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Do Ieptec do Acre também participam a coordenadora-geral do Bolsa Formação, Kattiucia de Souza Fernandes, e a coordenadora adjunta da área, Mara Andrade.

The post Integrantes do Ieptec participam de capacitação do programa Mulheres Mil e buscam reforçar atendimento às mulheres que são alvo da iniciativa no estado appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Almoço de Páscoa de Bruna Biancardi causa rusga com Neymar após nova lesão

O feriado de Páscoa, tradicionalmente marcado por celebrações familiares...

Pai e patrão: a relação de Silvio Santos com suas filhas no comando do SBT

Silvia Abravanel, uma das seis filhas de Silvio Santos,...

Como as expectativas moldam nosso comportamento

Desenvolvida pelo psicólogo canadense Victor Vroom, a Teoria da...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo