quarta-feira, 28 janeiro, 2026

ICMBio denuncia ações criminosas contra a fiscalização na Reserva Extrativista Chico Mendes

Operação Suçuarana, deflagrada contra o desmatamento causado pela pecuária ilegal, avançou com a destinação de mais 40 cabeças de gado

Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atuam na Operação Suçuarana, na Reserva Extrativista Chico Mendes, foram alvo de uma série de ações criminosas na madrugada deste domingo (15), realizadas com o objetivo de intimidar e impedir o trabalho de combate aos ilícitos ambientais, cuja conduta é um crime federal.

Entre os atos criminosos identificados, estão o bloqueio de estradas com fogo, destruição de pontes, cortes de cerca e até uma tentativa de incêndio no acampamento utilizado pela equipe de fiscalização. As ações criminosas foram executadas de forma articulada, na tentativa de comprometer a continuidade da operação e garantir a impunidade de atividades ilegais no interior da Resex Chico Mendes, principalmente a pecuária clandestina em áreas protegidas.

Apesar das tentativas de obstrução, a fiscalização segue em andamento. Na madrugada deste domingo, mais 40 animais foram destinados e a retirada de gado prosseguirá no âmbito da operação.

ICMBio denuncia ações criminosas contra a fiscalização na Reserva Extrativista Chico Mendes | Cidade AC News – Notícias do Acre

O ICMBio informa que todas as ocorrências foram devidamente registradas e comunicadas às autoridades competentes, incluindo órgãos de segurança pública e Ministério Público Federal, para a apuração dos crimes e responsabilização dos envolvidos.

A Reserva Extrativista Chico Mendes é uma unidade de conservação federal criada para assegurar os meios de vida e a cultura das populações tradicionais extrativistas, além de garantir a conservação dos recursos naturais da região. A expansão ilegal da pecuária dentro da Resex representa uma grave ameaça tanto para o meio ambiente quanto para os próprios moradores que dependem da floresta em pé.

O ICMBio reafirma seu compromisso com a proteção do patrimônio ambiental brasileiro e informa que seguirá atuando de forma firme, em cooperação com outras instituições, para coibir crimes ambientais e garantir a efetividade da gestão das unidades de conservação federais.

Assessoria ICMBio

Mais Lidas

Caso João Vitor: Três acusados de execução brutal em Cruzeiro do Sul vão a júri popular

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do...

Jovem ferido por raio durante ato político deixa hospital

O adolescente Eduardo Linhares, de 17 anos, que sofreu graves queimaduras...

Nikolas Ferreira fala sobre estado de saúde de manifestantes atingidos por raio em Brasília

Nikolas Ferreira (PL-MG) conversou com jornalistas, neste domingo (25/1),...

SBT diz que Cariúcha tem contrato até fevereiro e segue à disposição da emissora

O SBT se manifestou oficialmente nesta terça-feira (27/01) sobre...

Conheça a veia ativista de Jason Mraz, que retorna ao Brasil em 2026 com turnê

Conhecido por sucessos como “I’m Yours” e “I Won’t...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo