quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Iapen conclui ciclo do grupo reflexivo com foco no combate à violência doméstica para pessoas monitoradas eletronicamente

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre, por intermédio do Núcleo de Serviço Social da Divisão de Monitoramento Eletrônico, encerrou mais um ciclo do grupo reflexivo “Refletindo a Masculinidade”, com autores de violência doméstica. O objetivo é fazer com que os participantes se conscientizem com relação aos atos cometidos e que, ao longo dos dez encontros que compõe o ciclo, seja promovida uma mudança de comportamento.

Grupo Reflexivo para autores de violência doméstica leva conscientização e mudança de comportamento. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Durante o encerramento, estavam presentes 8 participantes, entre eles W. J. Ele conta que, após participar do encontro, costuma parar para refletir sobre seus comportamentos e ações: “Sempre chego em casa, reflito, converso com a minha atual companheira. O primeiro momento foi muito difícil. Hoje eu saio leve, com um sentimento leve, com uma mentalidade diferente”.

Durante os encontros, houve a participação de parceiros: a Uninorte, que levou serviços de saúde, como testes rápidos, além de palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); e a Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, que palestrou sobre a lei Maria da Penha para os monitorados.

Equipe que conduz os grupos é formada pela psicóloga do convênio com a Senappen, Djeovanna Zolinger (à esquerda); pela assistente social do Núcleo Social da DME, Tânia Filgueiras (ao meio); e pela assistente social do Iapen, Valdelena Rodrigues. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A assistente social do Núcleo Social da DME, Tânia Filgueiras, que faz parte da equipe que conduz as reuniões, explica que a existência dos grupos tem ajudado a diminuir a reincidência entre os autores do crime de violência doméstica: “Durante o tempo que nós estamos conduzindo os grupos, observamos que houveram poucas reincidências. Salvo engano, foram dois homens que reincidiram, desde 2023 até agora, em 2025. Numa conversa com a Secretaria da Mulher, eles nos informaram que houve uma diminuição, a partir do momento que nós começamos com essa frente de trabalho aqui no Monitoramento Eletrônico”.

A assistente social acrescentou que, com a finalização deste ciclo, novos grupos estão sendo organizados para continuar promovendo essa mudança necessária na vida de muitos homens e suas famílias.

The post Iapen conclui ciclo do grupo reflexivo com foco no combate à violência doméstica para pessoas monitoradas eletronicamente appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo