sábado, 6 dezembro, 2025
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Nota pública sobre princípio de motim no presídio de Cruzeiro do Sul

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O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que na tarde desta terça-feira, 13, detentos pertencentes ao pavilhão 7 da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, iniciaram um motim que se estendeu ao pavilhão 8.

A ação foi controlada pelas forças de segurança, não havendo fugas. Alguns detentos tiveram ferimentos leves e foram devidamente atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Marcos Frank Costa
Presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre

Comitê Olímpico Brasileiro vai pagar R$ 4,6 milhões a medalhistas de Paris

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O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai pagar R$ 4,6 milhões aos medalhistas da Olimpíada de Paris 2024. O Brasil, que ficou em 20º lugar no ranking geral, conquistou três ouros, sete pratas e dez bronzes.

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A ginasta Rebeca Andrade se destacou ao ganhar quatro medalhas. O COB vai premiar a atleta com R$ 826 mil.

Beatriz Souza vai receber R$ 392 mil pela conquista do ouro olímpico

A judoca Beatriz Souza conquistou medalha de ouro na categoria acima de 78kg e bronze por equipe | Foto: Reprodução/Twitter/X

A judoca Beatriz Souza vai receber R$ 392 mil do COB. Ela conquistou medalha de ouro na categoria acima de 78kg e bronze por equipe.

https://www.youtube.com/watch?v=8aSyp8TriQM

A dupla de vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, será premiada com R$ 350 mil. As atletas vão dividir o dinheiro. Os valores são líquidos, já que, depois de receber críticas na internet, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória (MP) que isenta os atletas olímpicos de pagarem Imposto de Renda sobre os prêmios recebidos.

A MP também vai beneficiar medalhistas brasileiros paralímpicos da Olimpíada de Paris

A MP, publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira 8, também beneficia para-atletas que vão receber premiações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As Paralimpíadas de Paris 2024 começam no dia 28 de agosto e terminam em 8 de setembro.

Antes do início dos Jogos Olímpicos, o COB divulgou os valores das premiações. Para modalidades individuais, são R$ 350 mil pelo ouro, R$ 210 mil pela prata e R$ 140 mil pelo bronze.

O surfista Gabriel Medina conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris | Foto: Reprodução/Redes sociais

Em esportes com equipes de dois a seis integrantes, os valores são R$ 700 mil para ouro, R$ 420 mil para prata e R$ 280 mil para bronze — divididos entre os atletas.

Isaquias Queiroz conquistou medalha de prata na canoagem nos Jogos Olímpicos de Paris | Foto: Reprodução/Redes sociais

Já em modalidades com mais de sete pessoas, os valores são R$ 1,5 milhão para ouro, R$ 630 mil para prata e R$ 420 mil para bronze.

Valores das premiações dos atletas brasileiros da Olimpíada de Paris

Rebeca Andrade (ginástica artística): R$ 826 mil;

Beatriz Souza (judô): R$ 392 mil;

Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia): R$ 350 mil cada uma;

Willian Lima (judô): R$ 252 mil (prata individual + bronze por equipes);

Isaquias Queiroz (canoagem de velocidade): R$ 210 mil (prata individual);

Tatiana Weston-Webb (surfe): R$ 210 mil (prata individual);

Caio Bonfim (marcha atlética): R$ 210 mil (prata individual);

Larissa Pimenta (judô): R$ 182 mil (bronze individual + bronze por equipes);

Alison dos Santos (atletismo): R$ 140 mil (bronze individual);

Rayssa Leal (skate): R$ 140 mil (bronze individual);

Bia Ferreira (boxe): R$ 140 mil (bronze individual);

Gabriel Medina (surfe): R$ 140 mil (bronze individual);

Augusto Akio (skate): R$ 140 mil (bronze individual);

Edival Pontes (taekwondo): R$ 140 mil (bronze individual);

Flávia Saraiva (ginástica artística): R$ 56 mil (bronze por equipes);

Jade Barbosa (ginástica artística): R$ 56 mil (bronze por equipes);

Lorrane Oliveira (ginástica artística): R$ 56 mil (bronze por equipes);

Júlia Soares (ginástica artística): R$ 56 mil (bronze por equipes);

Rafaela Silva (judô): R$ 42 mil (bronze por equipes);

Ketleyn Quadros (judô): R$ 42 mil (bronze por equipes);

Leonardo Gonçalves (judô): R$ 42 mil (bronze por equipes);

Rafael Macedo (judô): R$ 42 mil (bronze por equipes);

Guilherme Schmidt (judô): R$ 42 mil (bronze por equipes);

Daniel Cargnin (judô): R$ 42 mil (bronze por equipes);

Rafael Silva (judô): R$ 42 mil (bronze por equipes);

Seleção feminina de futebol: R$ 35 mil (para cada jogadora pela medalha de prata); e

Seleção feminina de vôlei: R$ 32 mil (para cada jogadora pela medalha de bronze).

Olimpíadas: Veja o que bombou nas redes sociais durante os jogos

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Após mais de 15 dias de competições, as Olimpíadas de Paris 2024 acabaram, já deixando gostinho de quero mais. Os jogos foram marcados por feitos históricos, brilho de atletas veteranos e a chegada de novos astros. O Brasil teve seu merecido reconhecimento com seus talentos olímpicos, principalmente as mulheres, que se consagraram como as vitoriosas da edição.

Diante desse cenário, quais foram os temas mais mencionados nas redes sociais? Os atletas em destaque? O esporte favorito? A BR Media, holding que lidera a revolução da Creators Economy e maior grupo de marketing de influência da América Latina, traz uma análise com o que mais engajou as redes sociais durante as competições.

É ouro no engajamento digital

A pesquisa analisou cerca de 680 mil menções entre 24 de julho e 11 de agosto. E ao explorar a sentimentalização das menções do universo online, 32% (217.116) tem teor positivo, com o maior destaque para comentários de apoio aos atletas brasileiros e torcida pelo país.

Por outro lado, as menções negativas somam cerca de 38% (257.876) com publicações sobre possíveis “roubos” por meio da arbitragem, e suspeitas de doping dos atletas vindos dos Estados Unidos.
  O encerramento também teve uma conotação ruim, isso devido às publicações que compararam com o encerramento das Olimpíadas de 2016, que aconteceram no Rio de Janeiro. De uma maneira geral, os jogos foram alvo de comparação com as que ocorreram em outros países, com pontos desfavoráveis sobre a alimentação oferecida para os atletas, a água do Rio Sena, e a hospedagem geral.
  Durante as competições, alguns dias marcaram os picos no mundo digital, foram eles: a abertura das olimpíadas, no dia 26 de julho com 18.379 menções. Outro grande destaque foi o dia 3 de agosto, com 47.035 comentários, quando Rebeca Andrade recebeu a medalha de prata. Porém, o ápice ocorreu no dia 5 de agosto, com 69.529 menções, quando a rainha da ginástica recebe a medalha de ouro na final e Gabriel Medina fica fora da final de sua modalidade.

Os posts que deram o que falar

Na olimpíada que deu voz para as redes sociais, os atletas encontraram uma forma de se manter em evidência com uma janela de oportunidade para se aproximar do público e também monetizar com conteúdos patrocinados e parcerias com marcas.

Gabriel Medina, que teve sua foto icônica divulgada para o mundo todo, ganhou mais de 9 milhões de curtidas no seu post.   Já Rebeca Andrade angariou mais 4 milhões coraçõezinhos com seu conteúdo sobre a medalha de ouro.   Rayssa Leal também não ficou para trás e sua postagem garantiu mais de 3 milhões de curtidas.   Simone Biles conquistou 1 milhão de fãs e, fechando a lista dos atletas que tiveram os conteúdos com melhor interação nas redes sociais, temos Marta com 96 mil admiradores.  

“Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mais do que nunca, foram as Olimpíadas dos atletas se consagrando como criadores de conteúdo, tendo em vista essa crescente da Creators Economy. Importante ressaltar que a edição anterior (Tóquio em 2020) foi um inicio da transformação dos atletas em influenciadores, mas com jogos marcados por protocolos da pandemia de covid-19, o que limitou o potencial de alcance daquelas olimpíadas. Nesta edição alcançamos uma maturidade e isso foi refletido no digital, com os atletas brilhando em quadra, areia e mar, mas também promovendo muito entretenimento e conexão com o público através das redes sociais”, comenta Celso Ribeiro, fundador e sócio-diretor da BR Media.

No ranking geral de posts com os maiores engajamentos no Instagram, considerando aqueles que mencionam a #olimpiadas, o “Alfinetei”, vem no topo da lista, com cerca de 717 mil curtidas ao falar da emoção de Laís Souza com a vitória do Brasil. Vale lembrar que a ex-ginasta foi uma das maiores do país e ficou paralisada do pescoço para baixo em um acidente de treinamento para as Olimpíadas de Inverno, em 2014.

Na sequência aparece o perfil do “Corinthians” com cerca de 659.546 mil curtidas ao falar da medalha de bronze da Fadinha, Rayssa Leal. E fechando a lista o perfil do coach Geronimo Theml em terceiro lugar nos comentários sobre levantamento de peso, em uma publicação com mais de 637 mil curtidas.

 

Alguns influenciadores tiveram grande destaque durante o período olímpico, com conteúdo sobre as transmissões e comentários dos jogos, apoio e torcida aos atletas e muito mais, são eles: Pedro Scooby, Casimiro, Fred, Luana Piovani, Lactea e Lara Santana.

     

Brasil ainda é o país do futebol?

Mesmo com outras frentes ganhando espaço e novos talentos sendo reconhecidos, o esporte com o maior número de menções (mais de 250 mil) desde o começo dos jogos ainda é o futebol, sendo atrelado ao time feminino, e a jogadora Marta. Em seguida, temos o vôlei, com mais 100 mil comentários, devido ao grande número de torcedores e fãs da modalidade. Em terceiro lugar, vem o judô com mais de 50 mil menções, motivado principalmente pela medalha de ouro conquistada pela atleta Beatriz Souza, e pela medalha de bronze por equipe.

 

A Olimpíadas é delas

A rainha do futebol também é a rainha das menções, com mais de 50 mil comentários. Marta lidera a lista, com seu nome atrelado à expulsão no jogo entre Brasil e Espanha e o fato de ser sua última Olimpíada. Rebeca Andrade é o segundo nome com maior número de publicações, somando mais de 40 mil menções, sendo a maioria vindo torcida durante os jogos, e os memes envolvendo seu nome e Simone Biles. Ana Patrícia entra para o ranking de nomes mais citados devido sua performance durante o jogo com sua dupla Duda Lisboa, e pela briga com a jogadora do time adversário Brandie, durante o último jogo que rendeu medalha de ouro para o Brasil.  

“É fato que as Olimpíadas fornecem os holofotes para as modalidades esportivas e atletas se destacarem. E com menos restrições do que em outros jogos, o fenômeno digital só cresceu. Os creators, assim como os próprios atletas, capturaram e amplificaram a essência vibrante dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, produziram um volume enorme de conteúdo nas redes sociais e angariaram milhões de novos seguidores. Assim como também foi notável o aumento da comoção e da interação das pessoas que acompanharam, vibraram e se engajaram com os talentos. Até mesmo os perfis oficiais dos Jogos aderiram aos memes. O Brasil conquistou resultados históricos e agora é hora de aproveitar toda essa visibilidade e dar voz para novos nomes e atletas nacionais”, reforça Celso Ribeiro.
 

SOBRE A BR MEDIA GROUP

Maior holding de marketing de influência do Brasil, a BR Media Group lidera o mercado há mais de 12 anos. Fundada em 2012 por Celso Ribeiro e Danilo Basso, a marca é pioneira no mercado, sendo a única one-stop-shop, oferecendo uma entrega 360º. Atendendo as maiores marcas e multinacionais, a BR Media Group vai além de uma agência: oferecendo consultoria de ponta a ponta, entrega a seus clientes: Consultoria, Curadoria, Planejamento, Criação, Eventos, PR Seeding, Gestão de Projetos e Business Intelligence. Dentro da BR Media Group, há o MIS, plataforma exclusiva de relacionamento com nano e micro influenciadores; a BR Data, que cuida da coleta de dados e informações; a BR Studios, braço criativo para produção de conteúdo; e o Space, espaço proprietário para produção e gravação de vídeos e campanhas.

Bocalom se reúne com equipe de campanha e com empresário do ramo de filtros de água

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O prefeito e candidato a reeleição pelo PL, Tião Bocalom, se reuniu na manhã desta terça-feira, 13, com sua equipe de coordenação de campanha para discutir sobre planejamento das ações do primeiro dia de campanha deste ano, na próxima sexta-feira, 16 e produção de propaganda política.

Bocalom pretende mobilizar um grande número de pessoas nas ruas para impactar a população com um time forte defendendo sua candidatura à reeleição.

Também pela manhã, Bocalom se reuniu com o empresário Billy Fequis, da empresa Water is life, de filtros de água. Tratasse de um sistema de filtragem de água eficaz e de baixo custo através da nanotecnologia, com carvão ativo que retem 99,99% das impurezas contidas na água, tornando-a potável e própria para o consumo.

O objetivo de uma parceria com essa empresa é melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo os índices de doenças provenientes da água.

O objetivo é beneficiar principalmente as famílias de baixa renda levando dignidade com água de qualidade.
Na parte da tarde e noite o prefeito se reúne com secretários de estado e do município.

Consultor Parlamentar destaca relevância da Polícia Penal em visita à Aleac

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Após a sessão desta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), representantes dos policiais penais foram recebidos no Plenário, onde o consultor parlamentar Wesley Bastos, da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN) falou sobre a importância da corporação e também pediu apoio para a classe. O encontro foi possível graças a um requerimento apresentado pelo deputado Arlenilson Cunha (PL).

Bastos iniciou sua fala agradecendo ao deputado Arlenilson Cunha e demais parlamentares pela recepção e apoio à classe. Ele destacou o papel fundamental da Associação, que é a maior entidade de policiais penais do Brasil, representando profissionais em 21 estados e no Distrito Federal. Ele também expressou sua solidariedade aos professores, enfatizando que sem a educação, a formação de profissionais como engenheiros, advogados e médicos não seria possível.

O consultor fez um apelo para que se garanta a liberdade de expressão dos dirigentes classistas, que buscam melhorias para o sistema penitenciário e para sua própria categoria. Ele criticou ações que limitam a atuação desses dirigentes e pediu que essas posturas sejam revistas, ressaltando que a AGEPPEN está atenta e pronta para buscar as medidas necessárias para garantir os direitos dos policiais penais.

Bastos ressaltou a importância estratégica do Acre no combate ao crime organizado, devido à sua localização na fronteira com o Peru e a Bolívia. Ele elogiou o trabalho do deputado Arlenilson Cunha, que tem sido uma figura chave na articulação em favor da classe.

O consultor também destacou o histórico de lutas da AGEPPEN, mencionando ações contra a privatização do sistema penitenciário e a defesa dos direitos dos policiais penais. Bastos chamou a atenção para a necessidade de fortalecer a carreira da Polícia Penal, garantir a realização de concursos e assegurar uma gestão mais efetiva do Instituto de Administração Penitenciária. Ele propôs que o tema seja novamente discutido em setembro, quando o presidente Fernando Gregório estará no Acre.

Finalizando seu discurso, Wesley Bastos enfatizou que a Polícia Penal desempenha um papel crucial em todo o ciclo da segurança pública e merece ser reconhecida e estruturada de forma adequada. Ele pediu a colaboração dos parlamentares para assegurar que a categoria receba o respeito e a atenção que merece, garantindo assim um sistema penitenciário mais eficiente e justo para todos.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale

Semulher lança projeto ‘Papo Reto: combatendo a violência contra mulheres e meninas negras’

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Com o objetivo de contribuir no processo de reflexão de adolescentes e jovens sobre gênero e etnia, a Secretaria de Estado da Mulher lançou o projeto “Papo Reto: combatendo a violência contra mulheres e meninas negras”. A ação foi realizada na sede da instituição, em Rio Branco, na manhã desta terça-feira, 13.

Lançamento do projeto Papo Reto: combatendo a violência contra mulheres e meninas negras. Foto: Franklin Lima/Semulher

O Papo Reto é uma alternativa para minimizar os índices de violência contra a população negra, principalmente mulheres, por meio de rodas de conversa e oficinas sobre gênero e interseccionalidade nas escolas da capital.

Titular da pasta das mulheres, Márdhia El-Shawwa. Foto: Franklin Lima/Semulher

“Cuidar de todas as mulheres em todas as suas interseccionalidades, esse é um compromisso do nosso governador Gladson Cameli e, à frente da Semulher, reafirmo isso. Já estamos trabalhando para chegar na ponta, naquelas que mais precisam. Dessa vez vamos iniciar nas escolas, com as nossas crianças, para que cresçam cientes de que a violência de gênero precisa ser erradicada”, destacou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira.

A iniciativa foi pensada como um meio de despertar nos estudantes o conhecimento sobre conceitos, leis e formas de combater o racismo, o machismo e a misoginia e, além disso, identificar, encaminhar e acompanhar para as redes socioassistenciais, juntamente com a instituição de ensino.

Representante da Secretaria de Governo (Segov), Claire Cameli, participou do lançamento. Foto: Franklin Lima/Semulher

“Em nome da nossa Secretaria de Governo, me coloco inteiramente à disposição para contribuir com a erradicação dessas violências que tanto assolam nossas mulheres. A Semulher vem desempenhando um papel muito importante para a promoção das políticas públicas e esse encontro só reforça esse compromisso”, disse a representante da Secretaria de Governo (Segov), Claire Cameli.

Gestora adjunta da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rosária Maia. Foto: Franklin Lima/Semulher

“É lindo ver a iniciativa da Semulher em iniciar esse projeto nas escolas. A Educação segue à disposição para contribuir e, juntamente com todos os parceiros, erradicar as violências contra nossas mulheres”, afirmou a gestora adjunta da Secretaria de Estado de Educação (See), Rosária Maia.

Representante da Associação de Mulheres Negras (AMN), Amine Carvalho, juntamente com a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa. Foto: Franklin Lima/Semulher

A representante da Associação de Mulheres Negras (AMN), Amine Carvalho, participou da cerimônia e agradeceu o olhar voltado especialmente às mulheres pretas. “Desde as ações que já eram desenvolvidas, até as mais atuais, os ciclos terapêuticos estão ajudando demais nossos núcleos de mulheres e, agora, com esse projeto do Papo Reto, somos reconfortadas com a esperança de que nossas meninas negras serão cada vez mais assistidas e beneficiadas”, finalizou.

A procuradora de Pessoal da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC), Neyarla Barros, e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e do Conselho Estadual de Direitos da Mulheres (Cedim) também estiveram presentes.

Veja as instituições de ensino contempladas com o projeto Papo Reto:

Escola Zuleide Pereira de Souza; Escola Ester Maia; Escola Frei Heitor Mª Turrini; Escola Profª. Clícia Gadelha; Escola Pedro Martinelo; Escola Henrique Lima; Escola Duque de Caxias; Escola Tancredo de Almeida Neves; Escola Leôncio de Carvalho; Colégio Militar Dom Pedro II Escola Humberto Soares; Escola Armando Nogueira; Escola Raimundo Hermínio de Melo.

Marte pode ter “oceanos subterrâneos”, mas fundos demais para explorar

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Será muito difícil comprovar a presença dessa água líquida entranhada nas rochas, já que nem na Terra conseguimos cavar tão fundo.

A audiência da estreia do “Fica com a Gente”, novo programa culinário da RedeTV!

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Menos de quinze dias após deixar a Band, Edu Guedes estreou na RedeTV! na manhã desta segunda-feira (12) à frente do programa “Fica com a Gente”, que substituiu o “Vou te Contar”.

O novo programa culinário estreou com o patrocínio master da linha de produtos e vitaminas Sidney Oliveira, cujo fundador e presidente também financiava o programa apresentado por Claudete Troiano.

Segundo dados da Kantar Ibope, “Fica com a Gente” estreou com 0,4 ponto de audiência, o que equivale ao dobro da audiência obtida pelo “Vou te Contar” em sua última semana no ar. No entanto, esse índice colocou a RedeTV! tecnicamente empatada com a TV Cultura.

Em 2024, um ponto de audiência equivale a 73.280 domicílios sintonizados na Grande São Paulo. Esses números servem como referência para o mercado publicitário.

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