quarta-feira, 10 dezembro, 2025
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Polícia Civil do Acre promove curso de capacitação tática para escoltas

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Polícia Civil do Acre promove curso de capacitação tática para escoltas

A Polícia Civil do Acre (PCAC) concluiu, nesta sexta-feira, 23, uma capacitação de Nivelamento aos Procedimentos Táticos de Escoltas, realizada na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Rio Branco. O treinamento, que iniciou no dia 19 e de agosto, contou com a participação de cerca de 24 agentes da PCAC, provenientes tanto da capital quanto do interior do estado.

Polícia Civil do Acre promove curso de capacitação tática para escoltas | Cidade AC News – Notícias do Acre
Policiais civis recebem instruções práticas de escolta durante a capacitação no Cieps, focando na segurança de todos os envolvidos. Foto: Ascom/PCAC

Durante cinco dias intensivos, nos períodos da manhã e tarde, os agentes receberam treinamento especializado ministrado pela Polícia Penal. O curso focou em técnicas de escolta, com o objetivo de padronizar procedimentos e garantir a segurança de todos os envolvidos: os agentes, a sociedade e os custodiados. A integração entre a Polícia Civil e a Polícia Penal é considerada essencial, principalmente em operações que exigem uma ação coordenada entre diferentes forças de segurança.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância desse tipo de capacitação para o aprimoramento da atuação policial. “Este curso é fundamental para garantir a segurança dos nossos agentes e da sociedade como um todo. A padronização dos procedimentos é crucial para que as ações sejam realizadas de maneira eficiente e segura, e essa integração com a Polícia Penal é imprescindível, especialmente quando as forças precisam trabalhar de forma conjunta”, afirmou Maciel.

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Agentes da Polícia Civil do Acre participam de treinamento tático no Cieps, em Rio Branco, para aprimorar procedimentos de escolta e segurança. Foto: Ascom/PCAC

O diretor da Academia da Polícia Civil (Acadepol), Fabrizzio Sobreira, também comentou sobre a realização dessas capacitações. “A Acadepol tem se esforçado para oferecer formações que preparem nossos agentes para os desafios diários da profissão. Capacitações como esta são essenciais para manter a nossa equipe atualizada e pronta para lidar com qualquer situação. Continuaremos investindo em treinamentos que garantam a eficiência e a segurança das operações policiais”, ressaltou.

A capacitação no Cieps reforça o compromisso da Polícia Civil do Acre com a qualificação constante de seus profissionais, garantindo uma atuação mais segura e eficaz em prol da Segurança Pública do estado.

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Café com a Primeira Infância discute avanços e desafios de programa dedicado às crianças de até 6 anos

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Café com a Primeira Infância discute avanços e desafios de programa dedicado às crianças de até 6 anos

Considerado uma das seis iniciativas inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais da educação, o programa Criança Feliz, que trata da primeira infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi tema do evento “Café com a Primeira Infância”, realizado nesta sexta-feira, 23, no Palácio da Justiça. O encontro, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), discutiu os avanços e desafios dos programas.

Café com a Primeira Infância discute avanços e desafios de programa dedicado às crianças de até 6 anos | Cidade AC News – Notícias do Acre
Programa realiza visitas domiciliares com orientações de promoção ao desenvolvimento infantil. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O programa Criança Feliz (PCF) é uma iniciativa do governo federal, implantada no estado do Acre em 2016, com o principal objetivo de acompanhar o desenvolvimento integral da primeira infância, desde a gestação até os 6 anos de idade. O mês de agosto também foi instituído como o Mês da Primeira Infância, por meio da sanção da Lei n° 14.617, de 2023, que define a promoção de ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e suas famílias.

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Representante da SEASDH destaca papel e importância dos programas. Foto: Marcos/Secom

A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, ressalta que o foco central do programa é assegurar o acesso aos direitos e aos serviços públicos, especialmente nas áreas de saúde e educação, fortalecendo assim a base para um futuro mais promissor para essas crianças.

“O programa baseia-se na intersetorialidade, proporcionando acesso ao sistema público de saúde, educação e outros serviços essenciais, e busca garantir que as famílias tenham a assistência necessária durante essa fase crucial, promovendo o desenvolvimento adequado das crianças. Com esse acompanhamento, espera-se que as crianças possam ter uma trajetória de vida mais estável, refletindo os cuidados e direitos garantidos na primeira infância ao longo de sua vida adulta”, explica a gestora.

O Criança Feliz realiza visitas domiciliares com orientações voltadas para a promoção do desenvolvimento infantil, sendo o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância.

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Sarah Farrah, presidente do CEDCA (de blazer) falou sobre avanços e desafios da primeira infância. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A primeira infância é uma fase crucial, abrangendo a idade de zero a seis anos. Como Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), nosso papel é promover e popularizar essas políticas públicas. Já temos o Comitê da Primeira Infância, composto por uma comissão intersetorial e familiar, que define metas e enfrenta desafios para melhorar aspectos de saúde, educação e lazer para as crianças de zero a seis anos”, enfatiza a presidente do CEDCA, Sarah Nunes Farah.

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Servidores, técnicos, trabalhadores do Suas e outros participaram do evento. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Atualmente, o PCF está implantado nos 21 municípios do estado, com um total aproximado de quase 5 mil famílias acompanhadas pelo programa.

O diretor de Assistência Social da SEASDH, Hilquias Almeida, ressaltou durante o evento o trabalho desempenhado pelos técnicos da pasta na busca por melhorias para as crianças e adolescentes. “Quero dizer que esta é uma oportunidade única para trazer à luz questões transversais, como a importância da primeira infância. É realmente essencial, pois ao investir nessa fase, certamente construiremos uma sociedade muito melhor. O Estado do Acre tem se empenhado em enfrentar desafios, como a saúde e as condições que temos”, pontua.

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Pesquisas indicam que estimular as crianças desde o momento da gestação da mãe até os primeiros anos de vida, na chamada primeira infância, ajuda na formação e desenvolvimento do seu potencial. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Dentre os objetivos do programa estão:

– Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;

– Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

– Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação das crianças na primeira infância;

– Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos;

– Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

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Parceria entre Iapen e Detran leva conscientização a cumpridores de medidas alternativas

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Parceria entre Iapen e Detran leva conscientização a cumpridores de medidas alternativas

Como forma de promover a paz no trânsito, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais de Rio Branco (Ciap/RB), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realiza um trabalho de conscientização com pessoas que cometeram delitos no trânsito. O 7° Grupo Reflexivo de Trânsito foi realizado durante três meses, com encontros a cada 15 dias. Em cada oportunidade, foram realizadas palestras e orientações quanto à segurança no trânsito, com o objetivo de estimular mudanças, gerar conhecimento e promover relações, as quais tem como base o respeito. O último encontro com o 7° Grupo Reflexivo de Trânsito foi realizado nessa sexta-feira, 23, na sede do Detran.

Parceria entre Iapen e Detran leva conscientização a cumpridores de medidas alternativas | Cidade AC News – Notícias do Acre
Parceria entre Iapen e Detran leva conscientização a cumpridores de medidas alternativas. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O agente de trânsito André Nunes foi um dos palestrantes. Ele ressaltou que esse contato mais próximo com os cumpridores é essencial. “Principalmente nós, como agentes de trânsito, que estamos na rua direto, esse contato com eles é primordial, porque é diferente de uma abordagem de trânsito, até uma conversa, onde nós vamos estar ali dialogando, trocando ideias, tirando dúvidas e falando sobre esse assunto que é tão primordial, que é o trânsito. Então, trazendo esse público para perto de nós, teremos um trânsito mais seguro”, afirmou o agente.

Parceria entre Iapen e Detran leva conscientização a cumpridores de medidas alternativas | Cidade AC News – Notícias do Acre
Agente de trânsito, durante palestra ao 7º grupo reflexivo. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O cumpridor M.E participou dos encontros. Ele disse que as palestras o fizeram pensar mais no outro; “Participar foi importante pra mim, porque eu ganhei um certo aprendizado no trânsito. Eu tô aqui por causa de um acidente. Eu tinha bebido e eu vi que isso não é certo, é arriscado. A gente pode até matar uma pessoa inocente e aí quando você percebe, já cometeu o erro”.

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Grupos reflexivos da Ciap têm mostrado resultados positivos em relação ao trânsito. Foto: Zayra Amorim/Iapen

De acordo com o diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício, com educação é possível transformar comportamentos e potencializar o desenvolvimento de valores e atitudes, construindo um trânsito mais humano e cidadão. Isso também é o que mostram os números. Em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a Ciap já acompanhou 3.502 cumpridores. Desses, 240 respondem por crimes de trânsito, sendo que 181 participaram dos grupos reflexivos com aproveitamento de quase 100%. Ou seja, das 3.502 pessoas que participaram dos grupos, apenas 1  reincidiu em delito de trânsito.

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Atividade prática com cumpridores foi realizada em frente à sede do Detran. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Portanto, a educação para o trânsito e a atualização constante dos motoristas é uma das formas mais eficazes de reduzir as infrações de trânsito, pois a responsabilidade para a segurança nas vias é de todos: motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.

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Cumpridores acompanharam abordagens dos Educadores de trânsito a motoristas. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O último encontro com o 7° Grupo Reflexivo de Trânsito foi encerrado com uma atividade prática, onde os cumpridores acompanharam os educadores de trânsito em abordagens a motoristas em frente à sede do Detran.

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Governo do Acre encerra participação em intercâmbio sobre governança climática em Santa Cruz de La Sierra

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Governo do Acre encerra participação em intercâmbio sobre governança climática em Santa Cruz de La Sierra

O Intercâmbio de Boas Práticas de Governança Climática promovido pelos governos do Acre e da Bolívia, em parceria com a Fundação Natura Bolívia, encerrou nesta quinta-feira, 22, no Centro de Educação Ambiental de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.

Ao longo da programação, gestores acreanos puderam apresentar a política ambiental do Sistema de Incentivos à Serviços Ambientais (Sisa) e detalharam todo o processo de criação, implementação e execução do programa pioneiro de REDD+ Jurisdicional, o REM Acre.

Governo do Acre encerra participação em intercâmbio sobre governança climática em Santa Cruz de La Sierra | Cidade AC News – Notícias do Acre
Intercâmbio entre Acre e Bolívia fortalece cooperação para conservação ambiental. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

O objetivo é contribuir para que o país vizinho [Bolívia] possa também instituir sua política ambiental de REDD+ Jurisdicional, tornando-se elegível a financiamentos climáticos para conservação das florestas e apoio à produção familiar.

O governo do Acre esteve representado pelo presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho; a coordenadora do Programa REM Acre na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo; a diretora da Secretaria de Povos Indígenas (Sepi), Nedina Yawanawa; o chefe de regulação do IMC, Leonardo Ferreira; e a consultora para a implementação do Programa REM Acre – Fase II, GFA Consulting Group em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza.

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Representantes do Acre e da Bolívia debatem políticas de REDD+ Jurisdicional. Foto: IMC

Participaram do intercâmbio a secretária de Meio Ambiente do governo de Santa Cruz, Ana Patricia Suarez; o diretor da Cooperação e Relações Internacionais de Santa Cruz, Luis Eduardo Rios; a diretora de conservação de Patrimônio da Fundação Natura Bolívia, Carina Castro; o cônsul do Brasil na Bolívia, Francisco Carlos Soares; a oficial da Divisão Política Econômica da Embaixada Americana, Dakshina Voetsch; a encarregada de meio ambiente da Embaixada Britânica, Anna Sophia Doyle; e o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Sergio Arispe.

Participaram também técnicos, especialistas e representantes da sociedade civil organizada e das organizações não governamentais (ONGs) de Santa Cruz.

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Encerramento do Intercâmbio de Boas Práticas em Santa Cruz de La Sierra reúne gestores e especialistas em meio ambiente. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Saiba mais

O intercâmbio teve início em Pando, na segunda-feira, 20, onde foi celebrado o acordo de cooperação entre os governos. Na quarta, 22, a delegação acreana esteve também com lideranças e autoridades do governo indígena de Charagua Iyambae.

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Polícia Civil do Acre lança campanha de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

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Polícia Civil do Acre lança campanha de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

A Polícia Civil do Acre (PCAC), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançará uma campanha de coleta de material biológico de familiares de pessoas desaparecidas, na próxima segunda-feira, 26. A ação, que ocorrerá até o dia 30 de agosto no Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco, faz parte da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas.

Polícia Civil do Acre lança campanha de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas | Cidade AC News – Notícias do Acre
No Acre, o ponto de coleta será o IML da capital, Rio Branco, e a expectativa é de que cerca de 25 pessoas compareçam durante a semana de mobilização. Na primeira fase, os familiares devem apresentar o boletim de ocorrência do desaparecimento. Imagem: ilustrativa

A iniciativa tem como objetivo atualizar os dados de pessoas não localizadas e proporcionar respostas às famílias que vivem com a angústia de ter um ente querido desaparecido. O DNA coletado será cadastrado no Banco Nacional de Perfis Genéticos, servindo como uma ferramenta adicional na tentativa de localizar essas pessoas.

No Acre, o ponto de coleta será o IML da capital, Rio Branco, e a expectativa é de que cerca de 25 pessoas compareçam durante a semana de mobilização. Na primeira fase, os familiares devem apresentar o boletim de ocorrência do desaparecimento. Na segunda fase, o foco estará no recolhimento de impressões digitais e de material genético de pessoas vivas com identidade desconhecida.

Posteriormente, será realizada a pesquisa de impressões digitais de corpos não identificados armazenadas em cada unidade federativa. Essa etapa, conhecida como análise do passivo (backlog), compara esses dados com os registros existentes nos bancos de biometrias.

As informações obtidas farão parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), uma iniciativa coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública.

“A coleta de material biológico é um passo essencial para aumentar as chances de encontrar essas pessoas e pôr fim ao sofrimento de tantas famílias que aguardam por respostas. A PCAC segue comprometida com essa causa, utilizando todas as ferramentas disponíveis para alcançar resultados e encontrar pessoas que desapareceram no estado do Acre”, enfatizou o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel.

O delegado de Polícia Civil Nilton Boscaro, que atua como autoridade central de pessoas desaparecidas no estado, explica que as amostras genéticas de pessoas vivas e falecidas com identidade desconhecida, analisadas pelos laboratórios da RIBPG, são enviadas rotineiramente ao Banco Nacional de Perfis Genéticos. Neste banco, são realizados cruzamentos de dados em nível nacional, com perfis coletados pelos 23 laboratórios de genética forense que compõem a rede. “A legislação atual assegura que as amostras fornecidas voluntariamente pelos parentes serão usadas exclusivamente na identificação dos entes sumidos, e não para nenhum outro propósito”, afirmou Boscaro.

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Idaf orienta a sociedade sobre exigências sanitárias para o ingresso de animais na Expoacre

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Idaf orienta a sociedade sobre exigências sanitárias para o ingresso de animais na Expoacre

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), divulga os critérios para garantir os cuidados com a saúde dos animais que serão apresentados em exposição e eventos com aglomerações durante a Expoacre 2024, bem como manter um ambiente seguro sanitariamente, impedindo a introdução e disseminação de doenças. O evento acontecerá de 31 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições Wildy Viana, fortalecendo a economia, a cultura e o turismo do estado.

Idaf orienta a sociedade sobre exigências sanitárias para o ingresso de animais na Expoacre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Fiscalização será feita por auditores fiscais agropecuários. Foto: Arquivo/Secom

A atividade de fiscalização e vigilância agropecuária será realizada por auditores fiscais estaduais agropecuários, médicos veterinários, auxiliares de fiscalização de defesa e inspeção sanitária, engenheiros agrônomos e florestais do Idaf, e terá como principal objetivo realizar vigilâncias necessárias à preservação e proteção da saúde animal e vegetal, utilizando medidas de controle, erradicação e prevenção de doenças.

De acordo com o Regimento Interno de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, o posto de fiscalização de animais e insumos agrícolas do Idaf será responsável pela verificação das documentações zoossanitárias do trânsito dos animais e insumos agrícolas.

“Além das atividades de barreira de fiscalização de entrada e saída no recinto da Expoacre, para o controle de animais, pelo qual o Idaf é responsável, iremos ministrar palestras em parceria com a Secretaria de Agricultura [Seagri], tanto no âmbito animal como vegetal”, ressalta Alexandre Fernandes, diretor técnico do Idaf.

Para atender os eventos agropecuários e emitir a respectiva Guia de Trânsito Animal (GTA), o Idaf orienta que os produtores se atentem aos principais exames exigidos, no tocante aos equídeos: exame negativo para anemia infecciosa equina (AIE) e atestado de vacinação contra influenza equina.

Cavalgada

As inscrições dos animais para participar da cavalgada estão sendo realizadas na unidade do Idaf, localizada na Rua do Aviário, n° 23, bairro Aviário. A documentação necessária é: exame de anemia infecciosa equina (AIE) e atestado de vacinação contra influenza equina; cópia do RG e  do CPF do dono do animal e do documento da propriedade rural.

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Concurso TCE AC: mais de 5 mil inscritos; provas em 01/09!

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Concurso TCE AC: mais de 5 mil inscritos; provas em 01/09!


Concurso TCE AC: mais de 5 mil inscritos; provas em 01/09! | Cidade AC News – Notícias do Acre Acesse agora o Grupo de Estudos para TCE AC

Com provas marcadas para o dia 1º de setembro, o concurso público do Tribunal de Contas do Acre (TCE AC) teve divulgada sua demanda de inscritos!

Conforme o documento, foram registradas 5.349 candidaturas para as áreas específicas dos cargos de Analista, Auditor e Técnico, níveis médio e superior.

O cargo e formação específica com mais procura foi o de Técnico de Controle Externo – Área: Técnico Administrativo – Especialidade: Instrutivo, com 2.398 interessados.

Vale lembrar que a aplicação das provas foram divulgados e para os cargos de nível superior, exceto para o cargo de Auditor de Controle, seguirá o horário local, conforme descrito abaixo:

  • Abertura dos portões: 7h
  • Fechamento dos portões: 8h
  • Início das provas: 8h e 30 minutos
  • Tempo de aplicação da prova: 4 horas e 30 minutos

A aplicação das provas objetivas para o cargo de Auditor de Controle Externo, seguirá assim:

  • Abertura dos portões: 14h
  • Fechamento dos portões: 15h
  • Início das provas: 15h e 30 minutos
  • Tempo de aplicação da prova: 4 horas

Já a aplicação das provas para os cargos de nível médio, seguirá o horário local, conforme descrito abaixo:

  • Abertura dos portões 14h
  • Fechamento dos portões 15h
  • Início das provas 15h e 30 minutos
  • Tempo de aplicação da prova 4 horas e 30 minutos

Ademais, o edital oferta 38 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para os cargos de Auditor e Técnico de Controle Externo, além dos cargos recém criados: Analista de TI, Analista Administrativo e Analista Ministerial.

  • Tribunal de Contas do Estado do Acre
  • Status: provas em 1º de setembro
  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 38 + CR
  • Salário inicial: R$ 7.472,00 a R$ 12.459,27
  • Edital: Edital TCE AC 2024

A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações do concurso TCE AC. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Concurso TCE AC: principais datas

  • Inscrições: 20 de junho a 09 de julho
  • Isenção da taxa: 20 de junho a 09 de julho
  • Pagamento da taxa: até 02 de agosto (retificação)
  • Data da prova objetiva: 1º de setembro
  • Data da prova discursiva: 1º de setembro (exceto para Auditor de Controle Externo)
  • Data da prova discursiva: 13 de outubro (apenas para Auditor de Controle Externo)

Distribuição das vagas do concurso TCE AC

Quadro dos cargos e vagas previstos no edital do TCE AC

Carreira no TCE AC

O Quadro Permanente de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Acre está escalonado em três grupos, na forma a seguir elencada:

  • I – Grupo de Nível Superior – Auditor de Controle Externo (160 cargos);
  • II – Grupo de Nível Médio – Técnico Técnico de Controle Externo (29 cargos); e
  • III – Grupo de Nível Fundamental – Agente de Controle Externo (29 cargos).
Quadro com o quantitativo de cargos criados para Analista de Controle Externo
Cargos criados Auditor de Controle Externo

Salários dos cargos

  • Analistas:
    • Vencimento de R$ 6.826,61
    • Auxílio-Alimentação de R$ 3.300,00
    • Total: R$ 10.126,61
  • Auditor:
    • Vencimento de R$ 7.509,27
    • Gratificação de Incentivo à Qualificação e Resultados de R$ 1.650,00
    • Auxílio-Alimentação de R$ 3.300,00
    • Total: R$ 12.459,27
  • Técnico:
    • Vencimento de R$ 3.347,00
    • Adicional de Função de Apoio Logístico de R$ 825,00
    • Auxílio-Alimentação de R$ 3.300,00
    • Total: R$ 7.472,00

Requisitos

Analista Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na respectiva área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no órgão de classe.

Analista de Tecnologia da Informática: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior específico na área de Tecnologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Analista Ministerial: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na respectiva área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.

Auditor de Controle Externo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na respectiva área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.

Técnico de Controle Externo: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.

Atribuições

Auditor de Controle Externo: executar trabalhos de nível técnico, de ampla complexidade, no âmbito interno e externo do Tribunal de Contas, consistindo no exame e análise de documentos e atos de gestão contábeis, orçamentários, financeiros, operacionais, patrimoniais e ambientais e tudo mais que possa ser exigido para o desempenho do controle externo. Emissão de relatórios de auditoria, emissão de pareceres e informações técnicas, análise de balanços, exame da legalidade dos atos praticados pelos gestores públicos jurisdicionados.

Técnico de Controle Externo: atividades de média complexidade inseridas no contexto do Tribunal de Contas, tais como: recepção e encaminhamento de documentos, atividades de apoio logístico ao desempenho do Controle Externo, atividades de apoio e organização, digitação, montagem e autuação de processos, conferência de documentos, pesquisa de informações e outras atividades correlatas, além das específicas abaixo discriminadas.

Técnico de Controle Externo – TI: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.

Analista de Tecnologia da Informática: implementar projetos de engenharia e construção de software, desenvolvendo novas funcionalidades, testando e mantendo sistemas de acordo comas metodologias e técnicas adequadas, visando aos objetivos estabelecidos quanto à qualidade, custos, prazos e benefícios; prestar suporte aos sistemas; participar do planejamento, execução, medição e melhorias dos processos de desenvolvimento de software.

Analista Administrativo: realizar atividades de natureza administrativa e logística de nível superior do TCE, aplicando instrumentos de acompanhamento, avaliação, pesquisa, controle e comunicação referentes aos planos, programas, projetos e atividades desenvolvidas.

Analista Ministerial: exercer atividades de natureza continuada, de planejamento, implementação, supervisão, assessoramento, monitoramento e execução de ações, projetos, programar, processos e procedimentos de Controle Externo, de políticas públicas, de gestão e governança, de controle interno e suporte, conforme área de habilitação, no âmbito das áreas meio e finalísticas do MPC AC.

Cargos vagos

Atualmente, o Tribunal de Contas do Acre tem cerca de 52 cargos vagos, sendo o maior déficit do cargo de Auditor de Controle Externo.

RELAÇÃO DE CARGOS EFETIVOS PROVIDOS VAGOS
Auditor de Controle Externo 126 34
Técnico de Controle Externo 18 11
Agente de Controle Externo 22 7
Tabela de cargos providos e vagos no órgão

Etapas de provas do concurso TCE AC

A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá as seguintes fases, todas de responsabilidade do Cebraspe:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  • Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior.

As provas objetivas e a prova discursiva serão realizadas nos seguintes turnos, datas e com as respectivas durações:

Cargo Etapa Data Duração Turno
Técnico Objetiva e Discursiva 01/09 4h30min Tarde
Analista Objetiva e Discursiva 01/09 4h30min Manhã
Auditor Objetiva 01/09 4h Tarde
Auditor Discursiva (P3) 13/10 4h Manhã
Auditor Discursiva (P4) 13/10 4h Tarde
Datas e turnos das avaliações

Provas Objetivas

A etapa valerá 120,00 pontos e vai abranger questões do tipo “Certo ou Errado” acerca de conteúdos de conhecimentos básicos (50) e específicos (70).

  • Conhecimentos básicos nível superior
    • Língua Portuguesa;
    • Língua Inglesa;
    • Raciocínio Lógico e Quantitativo;
    • Conhecimentos da Realidade Étnica, Social, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Acre;
    • Noções de Direito Constitucional;
    • Noções de Direito Administrativo;
    • Legislação;
    • Gestão Pública;
    • Noções de Informática (exceto para os cargos 6, 7, 8, 9 e 11).
  • Conhecimentos básicos nível médio
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática;
    • Noções de Informática (exceto para o cargo 20);
    • Conhecimentos da Realidade Étnica, Social, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Acre.
  • Conhecimentos específicos

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  • obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Prova Discursiva

A prova discursiva (P3) para os cargos de nível superior, exceto para o cargo de Auditor de Controle
Externo, e de nível médio, valerá 20,00 pontos e consistirá de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tema da atualidade.

As provas discursivas (P3 e P4) para o cargo de Auditor de Controle Externo valerão um total de 100,00 pontos e consistirão de:

  • prova discursiva P3: quatro questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, no valor de 15,00 pontos cada, totalizando 60,00 pontos acerca de assuntos relacionados aos conhecimentos específicos do cargo/área;
  • prova discursiva P4: redação de uma peça prática – Relatório de Auditoria, de até 120 linhas, no valor de 40,00 pontos, envolvendo um caso hipotético acerca de assunto relacionado aos conhecimentos específicos do cargo/área.

Avaliação de Títulos

A avaliação de títulos valerá 10,00, ainda que a soma dos valores dos títulos enviados seja superior a
esse valor.

Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data de envio, observados os
limites de pontos do quadro a seguir.

Tabela de atribuição de pontos na avaliação de títulos

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Informações do último concurso TCE AC

Informações do concurso TCE AC

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Divulgada demanda de inscritos do concurso TCE AC!

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Divulgada demanda de inscritos do concurso TCE AC!

O Cebraspe divulgou a demanda de inscritos do mais novo concurso Tribunal de Contas do Acre (TCE AC), que terá provas aplicadas no dia 1º de setembro!

Conforme o documento, foram registradas 5.349 candidaturas para as áreas específicas dos cargos de Analista, Auditor e Técnico, níveis médio e superior.

Inclusive, o cargo e formação específica com mais procura foi o de Técnico de Controle Externo – Área: Técnico Administrativo – Especialidade: Instrutivo.

A carreira confirmou 2.398 interessados, ou seja, mais da metade dos inscritos registrados disputam por uma única vaga.

Ademais, a outra área específica de Técnico para TI ficou em segundo lugar na corrida, com cerca 473 candidaturas.

Já a carreira e área menos procurada foi para Analista de TI – Área: Projetos de TI, com apenas sete inscritos.

Conheça as carreiras do concurso TCE AC!
Conheça as carreiras do Concurso TCE AC

Vale lembrar que os candidatos terão de enfrentar provas objetivas e discursivas, a depender do cargo, no dia 1º de setembro.

As avaliações serão realizadas nos seguintes turnos, datas e com as respectivas durações:

Cargo Etapa Data Duração Turno
Técnico Objetiva e Discursiva 01/09 4h30min Tarde
Analista Objetiva e Discursiva 01/09 4h30min Manhã
Auditor Objetiva 01/09 4h Tarde
Auditor Discursiva (P3) 13/10 4h Manhã
Auditor Discursiva (P4) 13/10 4h Tarde
Datas e turnos das avaliações

O exame objetivo, por sua vez, valerá 120,00 pontos e abrangerá questões do tipo “Certo ou Errado” acerca de conteúdos de conhecimentos básicos (50) e específicos (70).

Já a prova discursiva valerá 20 pontos e consistirá em uma redação de texto dissertativo para Técnico, enquanto para Auditor valerá 100 pontos e será composta de formas diferentes:

  • prova discursiva P3: quatro questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, no valor de 15,00 pontos cada, totalizando 60,00 pontos acerca de assuntos relacionados aos conhecimentos específicos do cargo/área;
  • prova discursiva P4: redação de uma peça prática – Relatório de Auditoria, de até 120 linhas, no valor de 40,00 pontos, envolvendo um caso hipotético acerca de assunto relacionado aos conhecimentos específicos do cargo/área.

Importante ressaltar que a disputa é por cerca de 38 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva, além de salários iniciais surpreendentes, de R$ 7,4 mil em nível médio e até R$ 12,4 mil em nível superior.

Se você ficou interessado nas informações disponíveis até aqui, confira mais detalhes acerca do concurso TCE AC, além dos inscritos. Para isso, basta acessar o artigo exclusivo:

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Concursos Legislativos 2024: confira os editais previstos

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Concursos Legislativos 2024: confira os editais previstos

Principais concursos previstos e iminentes da área legislativa

Todos os anos, concurseiros de todo o Brasil dedicam seus esforços buscando uma vaga no quadro de servidores de algum desses órgãos através dos Concursos Legislativos.

Sendo um dos três poderes que sustentam a nossa democracia, o Legislativo é, indiscutivelmente, uma das áreas mais cobiçadas quando se trata de uma carreira pública.

Sabemos que a preparação para esse tipo de certame é extremamente exigente. Isso porque a concorrência tende ser acirrada, visto a excelente remuneração.

Os concurseiros devem manter seu foco, além de ter empenho e dedicação para alcançar a tão sonhada aprovação. Aliás, também é necessário estar por dentro de todas as oportunidades previstas.

E para lhe ajudar a acompanhar todo o panorama dos concursos legislativos, o Estratégia Concursos reuniu aqui as principais seleções que tem previsão para os próximos meses.

A seguir você confere a situação dos principais concursos da carreira legislativa, conforme a área de atuação. Acompanhe os tópicos abaixo:

Concursos Legislativos: Assembleias Legislativas

Conheça a situação de cada seleção para as Assembleias Legislativas de todo o país. Aproveite e tire suas dúvidas a respeito do quadro de vagas, salário, banca e mais!

Concurso ALE RR

Status: banca definida (Vunesp) | novo edital com comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: Consultor Legislativo | demais cargos
  • Formação: médio e superior
  • Vagas: mais de 100
  • Salário: R$ 10.257,02
  • Curso: ALE RR

Concurso AL MS

Status: previsto

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 2.793,33 a R$ 4.566,61 [último edital]
  • Curso: ALE MS

Concurso ALEPI

Status: anunciado (Policial Legislativo)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: Policial Legislativo
  • Formação: a definir
  • Vagas: 100
  • Salário: a definir
  • Curso: ALEPI

Concurso ALES

Status: comissão formada/banca em breve

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: Consultor, Analista e Policial
  • Formação: a definir
  • Vagas: 35
  • Salário: R$ 4.200,00 a R$ 13.700,00
  • Curso: ALES

Concurso ALE AM

Status: anunciado

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 1.150,41 e R$11.603,90
  • Curso: ALE AM

Concurso ALEAC

Status: anunciado

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: médio e superior
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 1.311,86 a R$ e R$ 3.232,54 [portal da transparência]
  • Curso: ALEAC

Concurso ALBA

Status: previsto

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 5.883,81 a R$ 6.960,87
  • Curso: ALBA

Concurso ALE RO

Status: comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: vários
  • Formação: nível médio e superior
  • Vagas: mais de 300
  • Salário: R$ 4.055,60 a R$ 11.840,26
  • Curso: ALERO

Concurso ALEPE

Status: previsto

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: Analista, Técnico e Agente Legislativo
  • Formação: médio e superior
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 4.780,74 a R$ 11.315,33
  • Curso: ALEPE

Concurso AL PB

Status: previsto

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 2.484,56 a R$ 20.104,00
  • Curso: AL PB

Concurso ALE GO

Status: autorizado e em fase de contratação da banca

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: diversos
  • Formação: médio e superior
  • Vagas: 150
  • Salário: R$ 2 mil a R$ 30 mil
  • Curso: ALEGO

Concursos Legislativos: Câmaras Municipais

As Câmaras Municipais são essenciais para a criação das leis de cada município, além de exercer função fiscalizadora e de controle. Por isso, reunimos as principais seleções iminentes:

Concurso Câmara de Sena Madureira

Status: comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: vários
  • Formação: Níveis técnico e superior
  • Vagas: 11
  • Salário: a definir

Concurso Câmara de Barra Mansa RJ

Status: banca definida (Instituto Nosso Rumo)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: vários
  • Formação: médio e superior
  • Vagas: 6 + CR
  • Salário: R$ 2.492,13 a R$ 3.368,38

Concurso Câmara de Rio Quente

Status: banca definida (Instituto Verbena/UFG – apoio Funape)

Vagas/ Cargos e salário inicial

  • Cargo: vários
  • Formação: níveis  fundamental, médio e superior
  • Vagas: 4 + 20 CR
  • Salário: R$ 902,87 a R$ 3.186,60 [último edital]

Concurso Câmara de Osasco

Status: banca definida (Instituto Avança)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: vários
  • Formação: médio, técnico e superior
  • Vagas: 11
  • Salário: R$ 2.033,12 a R$ 6.478,74 [último edital]

Concurso Câmara de João Pessoa (PB)

Status: anunciado

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: vários
  • Formação: todo os níveis
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 1.264,63 a R$ 6.392,86 [último edital]
  • Curso: Câmara de João Pessoa

Concurso Câmara de Recife (PE)

Status: edital determinado pelo TCE

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: a definir
  • Escolaridade: médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: R$ 1.182,14 a R$ 13.692,13
  • Curso: Câmara de Recife PE

Concurso Câmara de Porto Velho (RO)

Status: comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 2.200,00 a R$ 6.149,22 [último edital]
  • Curso: Câmara de Porto Velho/RO

Concurso Câmara de Cachoeirinha

Status: anunciado

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 2.814,90 [último edital]
  • Curso: Câmara de Cachoeirinha

Concurso Câmara de Carira SE

Status: banca definida (Amiga Assessoria Técnica Administrativa e Informática)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Assistente Legislativo e Guarda Legislativo
  • Formação: Fundamental e Médio
  • Vagas: 8
  • Salário: a definir
  • Curso: Câmara de Carira SE

Concurso Câmara de Pilar AL

Status: banca definida (Fundepes)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: vários
  • Formação: fundamental, médio e superior
  • Vagas: a definir
  • Salário: a definir
  • Curso: Câmara de Pilar

Concurso Câmara de Natal RN – Guarda Legislativa

Status: banca definida (FUNCERN)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: guarda legislativo
  • Formação: a definir
  • Vagas: 10
  • Salário: R$ 1.469,23 [último edital]
  • Curso: Câmara de Natal

Concurso Câmara de Sumaré SP

Status: banca definida (INDEPAC)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: diversos
  • Formação: fundamental, médio e superior
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 2.866,25 a R$ 7.861,07 [último edital]
  • Curso: Câmara de Sumaré SP

Concurso Câmara de Rio Branco

Status: banca em contratação

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: vários
  • Formação: médio e superior
  • Vagas: 15 + CR
  • Salário: R$ 1.325,25 e R$ 11.488,57 [último edital]
  • Curso: Câmara de Rio Branco

Concurso Câmara de Teresina PI

Status: comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: 18
  • Salário: R$ 2.066,15 a R$ 6.008,70 [último edital]
  • Curso: Câmara de Teresina

Concurso Câmara de Tabatinga AM

Status: comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: a definir
  • Curso: Câmara de Tabatinga

Concurso Câmara de Florianópolis SC

Status: comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

Concurso Câmara de Goiânia GO

Status: autorizado e comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: vários
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Número de vagas: 54
  • Remuneração: R$ 6.015,33 e R$ 9.254,36
  • Curso: Câmara de Goiânia

Concurso Câmara de Guarujá SP

Status: comissão dissolvida

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 2.565,00 a R$ 7.122,00 [último edital]
  • Curso: Câmara de Guarujá

Concurso Câmara de Nova Friburgo RJ

Status: comissão formada

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: vários
  • Escolaridade: nível fundamental, médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: R$ 1.826,91 a R$ 3.094,60
  • Curso: Câmara de Nova Friburgo

Concurso Câmara de Maceió

Status: banca definida (Cebraspe)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: diversos
  • Formação: médio e superior
  • Vagas:  54
  • Salário: R$ 5.000,00 a R$ 7.000,00
  • Curso: Câmara de Maceió

Concurso Câmara de Volta Redonda RJ

Status: anunciado

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: Agente Legislativo
  • Escolaridade: nível médio
  • Número de vagas: 11
  • Remuneração: a definir
  • Curso: Câmara de Volta Redonda

Concurso Câmara de Americana SP

Status: anunciado

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: diversos
  • Formação: todos os níveis
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 1.606,92 a R$ 7.218,61
  • Curso: Câmara de Americana

Concurso CLDF

Status: grupo de estudos formado

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: Analista, Assistente Técnico e Técnico Administrativo
  • Formação: Nível médio e superior
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 6.086,65 a R$ 13.531,06
  • Curso: CLDF

Concurso Câmara de Pelotas

Status: previsto

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargos: vários
  • Formação: nível fundamental, médio e superior
  • Vagas: 12
  • Salário: R$ 1.485,00 a R$ 6.559,67
  • Curso: Câmara de Pelotas

Concurso Câmara de Itaperuna RJ

Status: justiça determina novo edital

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: 50 solicitadas
  • Salário: R$ 1.205,50 a R$ 6.711,95 [Portal da Transparência]
  • Curso: Câmara de Itaperuna RJ

Concurso Câmara de Palmares PE

Status: banca definida (Instituto Consulpam)

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: Analista Legislativo, Técnico Legislativo e Auxiliar Legislativo
  • Formação: todos os níveis
  • Vagas:  14
  • Salário: R$ 998,00 a R$ 1.200,00
  • Curso: Câmara de Palmares

Concurso Câmara de Araguari MG

Status: Solicitado

Vagas/Cargos e salário inicial

  • Cargo: a definir
  • Formação: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário: R$ 1.583,94 a R$ 3.760,52 [último edital]
  • Curso: Câmara de Araguari

Concursos Legislativos: Tudo sobre os órgãos da Carreira Pública

A área Legislativa possui muitas vertentes que despertam o interesse dos concurseiros. Para contextualizar e deixar claras as funções e posições de cada órgão, explicamos abaixo como funciona a estrutura do Poder Legislativo.

O Poder Legislativo possui as seguintes funções primordiais:

  • ser representante do povo brasileiro;
  • normatizar os assuntos de interesse nacional;
  • fazer a fiscalização da aplicação dos recursos públicos, como a do poder executivo.

Câmara dos Deputados e Senado Federal

A Câmara e o Senado pertencem ao Congresso Nacional e, por isso, também, é chamada de bicameral, sendo o Tribunal de Contas um órgão auxiliador do Congresso no planejamento fiscal e orçamentário anual.

Nesse contexto, a Câmara dos Deputados é responsável por viabilizar as realizações de anseios do brasileiro, mediante aprovação e discussão das propostas referentes às áreas econômicas e sociais.

A composição deste órgão é feita por representantes de todos os Estados e do Distrito Federal. Dentre os anseios que o órgão cuida estão:

  • julgamento de objeção ao Presidente, ao Vice-presidente da República e aos Ministros de Estado;
  • elaboração de regimento interno;
  • eleição dos membros do Conselho da República.

Senado Federal exerce funções mais gerais, como por exemplo:

  • processar e julgar membros do executivo e judiciário;
  • escolher membros do legislativo, entre outros cargos que a lei determinar;
  • autorizar operações externas de natureza financeira;
  • fixar limites financeiros globais, atendendo uma proposta do Presidente da República.

Assembleia Legislativa

Na Assembleia Legislativa atuam os deputados estaduais, exercendo a função de fazer, suspender, interpretar e revogar as leis de competência do Estado, além de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo.

Esse órgão também possui funções administrativas internas e uma função política adicional. Nesta última, cabe ao órgão representar o povo em suas queixas e reivindicações, funcionando como os ouvidos da sociedade.

A Assembleia tem autonomia para reprovar seu Regimento Interno, organizar sua Secretaria, eleger a Mesa Diretora constituir Comissões Permanentes e Temporárias, Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) e as chamadas Comissões de Representação Interna e Externa.

Além disso, ela tem competência judicial de natureza especial: a de participar do julgamento do Governador e secretários de Estado nos crimes de responsabilidade.

Dos órgãos aqui destacados, veja o organograma que esquematiza o poder legislativo:

Esquema ilustrativo dos possíveis concursos Legislativos
Esquema ilustrativo do Poder Legislativo brasileiro

Fonte: Portais da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.


Concursos Legislativos 2024: confira os editais previstos | Cidade AC News – Notícias do Acre

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Governo divulga edital de chamamento público para apresentação cultural indígena na Expoacre

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Governo divulga edital de chamamento público para apresentação cultural indígena na Expoacre

Estão abertas as inscrições para entidades indígenas interessadas em promover apresentações culturais, como mostra de música, dança e moda tradicionais, no edital de chamamento público para a Expoacre 2024, que será realizada entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro, em Rio Branco.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 23, pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com o objetivo de divulgar e fortalecer a cultura dos povos originários do Acre. A Sete será responsável pela disponibilização do espaço para apresentação representativa de oca indígena.

As inscrições deverão ser realizadas entre sexta-feira, 23, e terça, 27, das 8h às 15h, na sede da Sete, localizada na Rua Floriano Peixoto, 470, no centro de Rio Branco. Os interessados devem fornecer nome, telefone e e-mail, ou enviar a documentação por e-mail para [email protected], com o assunto Credenciamento Indígena Expoacre, contendo a ficha de inscrição preenchida e os documentos solicitados em anexo no formato PDF. O resultado estará disponível a partir de quinta-feira, 29, no Diário Oficial do Estado. Será pago um incentivo de R$ 2.200 por dia de apresentação realizada.

Governo divulga edital de chamamento público para apresentação cultural indígena na Expoacre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Edital de chamamento público para inscrições de entidades indígenas foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira, 23. Imagem: Divulgação/Sete

“No ano passado, a Sete reservou espaço para as apresentações indígenas e foi um sucesso de público com as atrações de diferentes etnias. Neste ano, a intenção é fortalecer ainda mais a cultura dos povos originários do nosso estado”, detalhou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

“Vai ser um espaço com a representação de uma oca indígena e, dentro desse espaço, a gente pretende ter uma programação de apresentações culturais, de moda, dança e arte indígenas. Então abrimos esse edital para selecionar entidades que queiram levar as apresentações e a gente pretende contemplar o máximo de etnias possível, conforme as inscrições que recebermos”, destacou Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete em exercício.

Governo divulga edital de chamamento público para apresentação cultural indígena na Expoacre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Documentação necessária para inscrição. Imagem: Divulgação/Sete

Para realizar a inscrição, são necessários os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição preenchido e assinado pelo proponente;
  • Declaração de ciência e concordância com as condições informadas no edital;
  • Declaração em atendimento aos dispostos no Art. 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal;
  • CNPJ da pessoa jurídica;
  • Certidões negativas de débitos federal e estadual da pessoa jurídica;
  • Certidão negativa de dívida ativa estadual da pessoa jurídica;
  • Certidão negativa de débitos trabalhistas da pessoa jurídica;
  • Cópia do RG e CPF de seu representante.

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