sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Halle Berry diz para atrizes negras não cobiçarem o Oscar

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Única negra a vencer o Oscar de melhor atriz, Halle Berry, 58, aconselhou outras atrizes negras a “não cobiçarem” a estatueta porque a maior premiação do cinema mundial “não foi feita” para reconhecer e premiar artistas negros.

 

Halle, que venceu o Oscar em 2002 pela atuação em “A Última Ceia”, disse que sua vitória foi uma exceção que não representou mudanças na Academia, entidade responsável pelo Oscar. “Minha conquista realmente importou? Realmente mudou algo para as mulheres negras? Para as minhas irmãs? Para a nossa jornada?”, desabafou a atriz no documentário “Number one on the call sheet”, da Apple TV+.

Berry destacou que vislumbrou uma nova vitória para uma atriz negra em 2021, quando Viola Davis e Andra Day foram indicadas, mas elas não venceram. “Tinha 100% de certeza de que aquele seria o ano em que uma delas levaria o prêmio. Por razões diferentes e igualmente belas, ambas mereciam vencer e eu tinha certeza disso”, afirmou.

Viola Davis foi uma das favoritas daquele ano pela atuação em “A voz suprema do blues”. Andra Day foi indicada pela performance em “Estados Unidos vs. Billie Holiday”. Entretanto, quem levou a estatueta em 2021 foi Francis McDormand por “Nomadland”.

Para Halle, o fato de apenas ela ter vencido o Oscar de melhor atriz em 97 edições do evento, significa que a premiação não foi feita para atrizes negras. “O sistema realmente não foi feito para nós, então precisamos parar de cobiçar algo que não é para nós. Porque, no fim das contas, o que importa é como tocamos a vida das pessoas e, em sua essência, é para isso que a arte existe”.

Em 97 anos, o Oscar premiou apenas Halle Berry na categoria principal de atuação feminina. No total, apenas 15 mulheres negras foram indicadas nesta categoria. A única que recebeu duas indicações foi Cynthia Erivo por “Harriet – O Caminho para a Liberdade” (2019) e “Wicked” (2024), mas não levou a estatueta.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo