quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Governo lança programa “Juntos pelo Acre” para atender pessoas em situação de vulnerabilidade

O governo do Acre instituiu nesta terça-feira (4), por meio do Decreto nº 11.704, o programa Juntos pelo Acre, com foco na proteção social e na melhoria das condições de vida da população em situação de vulnerabilidade. A medida, assinada pelo governador Gladson Cameli, tem efeitos retroativos a partir de 17 de junho de 2024.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), o programa propõe uma ação integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, entidades privadas e a comunidade. A proposta é articular diferentes áreas — como saúde, educação, habitação, segurança pública, agricultura, ciência e tecnologia, cultura e assistência social — com o objetivo de fortalecer vínculos familiares, promover inclusão social e gerar oportunidades de autonomia econômica para famílias em risco.

Segundo o decreto, as ações do programa são de natureza complementar, ou seja, não substituem as políticas públicas básicas já existentes. Um dos principais diferenciais do “Juntos pelo Acre” é a busca ativa e o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade, com base em dados do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), podendo ser considerados ainda outros indicadores sociais definidos pela unidade gestora.

A adesão ao programa por parte dos municípios exige o compromisso com a participação das famílias na elaboração dos planos de ação individualizados, o uso de instrumentos padronizados de gestão, a atualização constante do CadÚnico e a capacitação dos profissionais envolvidos. Além disso, as prefeituras devem integrar essas ações ao planejamento orçamentário e adotar os procedimentos definidos pela Seasdh para avaliação dos impactos.

Como projeto complementar ao programa principal, o decreto institui também o Cuidando de Famílias, voltado especialmente para os núcleos familiares cadastrados no CadÚnico. O objetivo é promover a reestruturação de vínculos familiares, fomentar a qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo e contribuir para a autonomia financeira das famílias por meio do reconhecimento de suas vocações produtivas e da valorização de iniciativas coletivas, como o associativismo e o cooperativismo.

A proposta do governo também permite a incorporação de projetos da sociedade civil e da iniciativa privada, desde que alinhados aos objetivos do programa. A Seasdh será responsável por editar normas complementares para o funcionamento do “Juntos pelo Acre”, além de poder criar novos projetos voltados à ampliação e ao fortalecimento das ações.

As despesas decorrentes da execução do programa serão custeadas com recursos do orçamento da Seasdh e do Fundo Estadual de Assistência Social, podendo ser suplementadas conforme necessidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo