quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Governo do Acre reconhece quadrilhas juninas como patrimônio cultural do Estado

Em uma série de ações para valorizar a cultura local, o governo do Acre sancionou, nesta segunda-feira (10), uma série de leis que reconhecem diversas quadrilhas juninas como patrimônio cultural do Estado. O reconhecimento tem como objetivo preservar e difundir as tradições culturais populares da região, promovendo a continuidade dessas manifestações como elementos fundamentais da identidade acreana.

Entre as quadrilhas homenageadas, estão grupos de diversas cidades do Acre. A Quadrilha Junina “Matutos na Roça”, do município de Rio Branco, e a “Matutos pelo Avesso”, da cidade de Tarauacá, receberam o reconhecimento devido ao impacto cultural que possuem, representando a vitalidade e a diversidade das festas populares do Estado.

Além dessas, outras quadrilhas também foram contempladas, como “Pega-Pega”, de Rio Branco, e “Pacatuba”, de Plácido de Castro, ambas com grande presença na cultura festiva local. A lista de homenageadas inclui ainda “Sassaricano na Roça”, “Explosão Junina”, “Luar do Alto Acre”, “Furacão Junina”, “Farofa de Capeta”, “Forrozeira”, “Tradição”, “Amor Junino” e “Assanhados na Roça”.

O deputado Pedro Longo (PP), autor dos projetos, destacou que a sanção das leis é um marco para a preservação das tradições que, segundo ele, fazem parte da “alma cultural do Acre”. As leis sancionadas incluem um compromisso com a valorização das festas tradicionais, permitindo que o Estado financie e promova eventos culturais e artísticos relacionados a essas manifestações. O reconhecimento também visa ampliar o apoio a essas quadrilhas, especialmente no que diz respeito à preservação do patrimônio cultural e à integração das novas gerações às tradições.

Com a assinatura do Governador Gladson de Lima Camelí, as leis entram em vigor imediatamente e devem começar a impactar positivamente as celebrações culturais no Estado, fortalecendo as raízes culturais e promovendo uma maior conexão entre as comunidades e suas tradições.

Mais Lidas

Caso João Vitor: Três acusados de execução brutal em Cruzeiro do Sul vão a júri popular

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do...

Jovem ferido por raio durante ato político deixa hospital

O adolescente Eduardo Linhares, de 17 anos, que sofreu graves queimaduras...

Nikolas Ferreira fala sobre estado de saúde de manifestantes atingidos por raio em Brasília

Nikolas Ferreira (PL-MG) conversou com jornalistas, neste domingo (25/1),...

SBT diz que Cariúcha tem contrato até fevereiro e segue à disposição da emissora

O SBT se manifestou oficialmente nesta terça-feira (27/01) sobre...

Conheça a veia ativista de Jason Mraz, que retorna ao Brasil em 2026 com turnê

Conhecido por sucessos como “I’m Yours” e “I Won’t...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo