sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Governo do Acre publica portaria que regulamenta classificação de informações sigilosas

O governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 9, a Portaria CGE nº 111/2025, que institui oficialmente o Manual para Classificação das Informações em Grau de Sigilo no âmbito da Administração Pública Estadual. A medida representa um avanço normativo importante na regulamentação do tratamento e proteção de informações produzidas ou custodiadas pelos órgãos e entidades do Poder Executivo.

A portaria foi publicada com base na Lei Federal nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), e considera também os princípios estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).

O documento normativo define diretrizes técnicas para a classificação, desclassificação, reavaliação e divulgação de informações, com o objetivo de assegurar segurança jurídica, padronização de procedimentos e o equilíbrio entre transparência e sigilo.

A controladora-geral, Mayara Cristine Bandeira de Lima, afirma que o manual vem assegurar que os gestores tenham diretrizes técnicas claras para proteger dados sensíveis, ao mesmo tempo em que garante o pleno direito de acesso à informação pela sociedade. “Nosso compromisso é com uma gestão que valoriza a transparência, mas que também respeita os limites legais necessários à proteção do interesse público. Essa iniciativa fortalece a segurança jurídica, padroniza procedimentos e consolida a cultura de integridade no Estado, em consonância com a Lei de Acesso à Informação, a LGPD, e os princípios constitucionais que norteiam a boa governança”, disse.

A publicação da Portaria CGE nº 111/2025 é amparada pelo Decreto Estadual nº 3.685-P, de 28 de abril de 2023, que estabelece competências da Controladoria-Geral, e pelo Decreto nº 11.315, de 29 de agosto de 2023, que trata de sua estrutura organizacional e atribuições institucionais.

O diretor de Transparência e Integridade, Marcus Venicius Nunes, destaca que o manual é um instrumento técnico-normativo que orientará os gestores públicos na definição dos graus de sigilo das informações: reservado, secreto ou ultrassecreto, conforme previsto pela legislação vigente. “A iniciativa busca proteger informações sensíveis e garantir o direito à informação da sociedade, respeitando os limites legais e os princípios constitucionais da administração pública” disse.

A portaria também visa fortalecer a cultura de proteção da informação dentro da administração estadual, promovendo maior segurança no manuseio de dados estratégicos e sensíveis, em consonância com a legislação nacional.

O texto integral da Portaria CGE nº 111/2025 está disponível na edição do Diário Oficial do Estado do Acre nº 13.527, publicada em 8 de outubro de 2025.

The post Governo do Acre publica portaria que regulamenta classificação de informações sigilosas appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo