quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Governo do Acre inicia consultas com povos indígenas e comunidades tradicionais para atualização do Programa ISA Carbono

O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), das secretarias de Estado dos Povos Indígenas (Sepi); de Meio Ambiente (Sema); de Planejamento (Seplan); da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), dá início nesta terça-feira, 15, em Brasileia, ao processo de consultas para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais – ISA Carbono, do Sistema de Incentivo a Serviços de Ambientais (Sisa), que será realizada nas cinco regionais do Acre.

A estratégia de repartição de benefícios, em vigor desde 2012, foi construída de forma participativa com a sociedade acreana, a partir de Consultas Livres, Prévias e Informadas (CLPIs), mas, com o passar dos anos, surgiram novos desafios, demandas das comunidades e também oportunidades de captação de recursos que tornam necessária sua revisão.

Governo do Acre inicia consultas com povos indígenas e comunidades tradicionais para atualização do Programa ISA Carbono | Cidade AC News – Notícias do Acre
No Fórum do Sisa representantes e lideranças dos povos indígenas e comunidades tradicionais deliberaram, em dezembro do ano passado, pela realização das consultas nas cinco regionais do Acre. Foto: Pedro Henrique/Sepi

Foi no Fórum Participativo, realizado em dezembro do ano passado, que povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos e agricultores familiares das cinco regionais do Acre dialogaram e definiram a metodologia para a realização das consultas públicas para atualização da repartição de benefícios do Programa Isa Carbono.

O governador Gladson Camelí destacou o compromisso do governo do Acre com a escuta participativa:

Governo do Acre inicia consultas com povos indígenas e comunidades tradicionais para atualização do Programa ISA Carbono | Cidade AC News – Notícias do Acre
Gladson Camelí destaca importância do diálogo e protagonismo dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O processo das consultas é fundamental para que possamos aprimorar nossas políticas públicas com base na realidade de quem vive e protege a floresta. O Estado valoriza o diálogo e o protagonismo dos povos indígenas e comunidades tradicionais”.

A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, enfatizou a importância das consultas como uma ferramenta de fortalecimento das políticas ambientais do Acre:

Governo do Acre inicia consultas com povos indígenas e comunidades tradicionais para atualização do Programa ISA Carbono | Cidade AC News – Notícias do Acre
Presidente do IMC, Jaksilande Araújo, destaca importância das consultas para maior atenção às necessidades reais dos territórios e comunidades tradicionais. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A partir das consultas com os povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos e agricultores familiares, construiremos de forma conjunta – mais que a atualização da repartição de benefícios –  o aprimoramento e a continuidade das políticas socioambientais do Sisa conectadas às necessidades reais dos territórios e comunidades tradicionais para que os benefícios cheguem para quem conserva e usa de forma sustentável os recursos naturais”.

Diálogo participativo

Será nas consultas para atualização da repartição de benefícios que o governo irá reforçar o diálogo direto com os povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos e agricultores familiares para garantir que suas contribuições sejam incorporadas à proposta de atualização da repartição de benefícios.

A atualização da estratégia é também uma forma de atender às recomendações feitas pelos membros da governança do Sisa na defesa dos interesses dos Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PIPCTAFs).

Pré-consultas em terras indígenas

Jaksilande destaca ainda a ida das equipes técnicas com a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara,  na realização de pré-consultas para apresentar, de forma acessível, os principais temas relacionados à atualização da estratégia de repartição de benefícios e outros temas pertinentes: salvaguardas socioambientais; mecanismo do REDD+ jurisdicional do Acre e a mobilização da comunidade para participação qualificada na consulta na Regional Juruá.

Governo do Acre inicia consultas com povos indígenas e comunidades tradicionais para atualização do Programa ISA Carbono | Cidade AC News – Notícias do Acre
Povo Jaminawa, do Igarapé Preto, em Rodrigues Alves, foi o primeiro a receber a equipe técnica do IMC e da Sepi, para uma oficina preparatória para consulta no Juruá. Foto: cedida

A primeira delas foi realizada nos dias 2 a 4 de abril junto ao Povo Jaminawa, do Igarapé Preto, em Rodrigues Alves.  Dos dias 19 a 21 será nas terras indígenas do Povo Jaminawa Arara, do Rio Bagé e Apolina, Aldeia Novo Destino, em Marechal Thaumaturgo; Povo Nukini, na Aldeia República Nukini, em Mâncio Lima; e nos Ashaninkas, na Aldeia Nova Floresta do Rio Envira, em Feijó.

Calendário das consultas

A primeira consulta será realizada na Regional do Alto Acre, em Brasileia, nos dias 15 e 16 de abril, no Polo da Universidade Aberta de Brasília (UAB), situado na Avenida Prefeito Rolando Moreira, Centro.

Em seguida, será a vez da Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, nos dias 24 e 25. Em maio, serão duas consultas na Regional do Tarauacá/Envira: em Feijó, nos dias 8 e 9 de maio, e uma edição extra, em Jordão, nos dias 12 e 13.

Na Regional Purus, a consulta acontecerá em Sena Madureira, nos dias 15 e 16 de maio, e na Regional do Baixo Acre, em Rio Branco, nos dias 27 e 28 de maio.

Após as consultas, será realizado o Fórum Deliberativo, também na capital, nos dias 12 e 13 de junho, reunindo os delegados eleitos nas regionais para debater os resultados e deliberar coletivamente sobre as atualizações propostas.

Sobre o Sisa

O Sisa é uma das principais políticas públicas do Acre para a proteção e valorização do meio ambiente por meio de incentivos para conservação, recuperação e incremento dos serviços ambientais.

Foi por intermédio do ISA Carbono, do Sisa, que se deu a primeira transação financeira para implementação do Programa Global REDD Early Movers (REM, em português: REDD para pioneiros), financiado com recursos dos governos da Alemanha e do Reino Unido, em execução desde 2012, no Acre.

Governo do Acre inicia consultas com povos indígenas e comunidades tradicionais para atualização do Programa ISA Carbono | Cidade AC News – Notícias do Acre
Sisa é uma das principais políticas públicas do Acre para a proteção e valorização da floresta em pé. Foto: Arquivo Secom

Por que é necessário atualizar a repartição de benefícios do Sisa?

Passados mais de 12 anos desde a pactuação da atual estratégia de repartição de benefícios do Programa ISA Carbono, surgiram novos desafios, demandas e oportunidades que tornam necessária sua revisão.

Os frequentes eventos climáticos: secas e cheias extremas; mudanças significativas nas formas de uso da terra, alterações nas dinâmicas do desmatamento e degradação florestal são exemplos práticos que tornam necessária a atualização dessa estratégia.

Governo do Acre inicia consultas com povos indígenas e comunidades tradicionais para atualização do Programa ISA Carbono | Cidade AC News – Notícias do Acre
Povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos e agricultores familiares são os públicos prioritários das consultas do Sisa. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ao final, se pretende construir, de forma participativa, uma proposta para atualização da repartição de benefícios do ISA Carbono, a partir da captação de novos recursos provenientes de resultados de Redução do Desmatamento de Degradação Florestal – REDD+ Jurisdicional, o que amplia a importância de revisar os critérios e mecanismos de repartição dos benefícios.

O processo de consulta e a atualização da estratégia de repartição de benefícios é mais uma das etapas no processo de elegibilidade ao padrão de excelência ambiental, ART Trees. O objetivo do Estado do Acre é garantir a geração de créditos de carbono de alta integridade aptos à negociação, já em 2025, na COP 30, em Belém do Pará.

The post Governo do Acre inicia consultas com povos indígenas e comunidades tradicionais para atualização do Programa ISA Carbono appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo