quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Governo do Acre amplia estratégias de combate à sífilis e reduz casos em bebês

Agencia.ac.gov

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado Saúde (Sesacre), reforça nesta semana as estratégias de combate à sífilis e amplia o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença nas redes de atenção à saúde. As ações visam garantir que as gestantes sejam acompanhadas desde o início da gravidez, o que tem resultado na redução dos casos de sífilis congênita em bebês. O compromisso contínuo da Sesacre se reflete na queda do número de casos da doença em crianças, contribuindo para a meta de eliminação da transmissão vertical (de mãe para filho) até 2030.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) durante o Seminário Integrado da Sífilis, realizado em Brasília, confirmam essa evolução. Em 2023, o número de casos de sífilis congênita no Acre caiu de 96, registrados em 2022, para 82. No cenário nacional, a redução foi ainda mais significativa, com 1.511 casos a menos de sífilis em bebês menores de um ano em relação ao ano anterior, refletindo uma diminuição de 71% nos casos de transmissão devido ao diagnóstico precoce em gestantes.

Governo do Acre amplia estratégias de combate à sífilis e reduz casos em bebês | Cidade AC News – Notícias do Acre
“Estamos fortalecendo as ações de combate à sífilis, garantindo mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce nas redes de saúde”, afirma Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

“Estamos fortalecendo as ações de combate à sífilis, garantindo mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce nas redes de saúde. Nosso compromisso é intensificar as medidas para alcançar a meta de eliminação da transmissão vertical da doença até 2030”, afirmou o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal.

Governo do Acre amplia estratégias de combate à sífilis e reduz casos em bebês | Cidade AC News – Notícias do Acre
Chefe do Núcleo Estadual de ISTs da Sesacre, Josadaque Beserra destacou importância da reativação do comitê de investigação e eliminação da transmissão vertical. Foto: Luan Martins/Sesacre

Além disso, o chefe do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesacre, Josadaqe Beserra, destacou a importância da reativação do comitê de investigação e eliminação da transmissão vertical. “A reativação do comitê foi primordial nesse processo. Nossa previsão é reativar comitês de investigação em nível municipal e regional nas três regionais de saúde do estado. Hoje contamos apenas com o comitê estadual, mas já observamos o impacto positivo que ele gerou”, explicou.

Governo do Acre amplia estratégias de combate à sífilis e reduz casos em bebês | Cidade AC News – Notícias do Acre
Estratégia adotada pelo governo estadual está em consonância com esforço nacional para eliminar sífilis congênita como problema de saúde pública até 2030. Foto: internet

A estratégia adotada pelo governo estadual está em consonância com o esforço nacional para eliminar a sífilis congênita como problema de saúde pública até 2030. Além do acompanhamento das gestantes durante o pré-natal, a Sesacre tem reforçado a oferta de testes rápidos e o acesso à penicilina, fundamental para o tratamento da sífilis adquirida, gestacional e congênita.

O MS destacou que, em 2023, foram registrados no país 242.826 casos de sífilis adquirida, 86.111 casos de sífilis em gestantes e 25.002 casos de sífilis congênita, além de 196 óbitos por sífilis congênita. A disponibilização de testes rápidos e a adoção de políticas integradas entre governo, municípios e sociedade têm sido fundamentais para enfrentar essa realidade, com mais de 7,6 milhões de testes distribuídos em 2024.

A Sesacre segue intensificando suas ações, garantindo que as gestantes no Acre recebam o acompanhamento necessário para proteger seus bebês e contribuindo para que o estado se aproxime cada vez mais da eliminação da sífilis congênita.

 

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo