Governo apresenta proposta do Plano Estadual de Logística e Transporte do Acre em audiência pública na Aleac

O governo do Acre, representado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan),  foi convidado a participar nesta quinta-feira, 13, da Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), requerida pelos deputados Pedro Longo, Tanísio de Sá e André Vale, que teve como objetivo discutir a situação de isolamento logístico dos municípios de Santa Rosa do Purus, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão, além de debater alternativas e propostas de infraestrutura que viabilize a integração rodoviária dessas localidades.

A audiência contou com a presença dos prefeitos de Santa Rosa do Purus, Tamir Sá; de Jordão, Naudo Ribeiro; da procuradora Rita de Cassia, do Ministério Público do Acre (MPAC); da secretária extraordinária dos povos indígenas, Francisca Arara; da secretária adjunta do Meio Ambiente (Sema), Renata Silva e Souza; da superintendente regional do Ibama, Melissa Machado; representando a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Rodrigues Neves; da chefe de departamento de meio ambiente do Deracre, Leidiane Silva; do assessor da presidência do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Roberto França, e, representando o governador Gladson Camelí, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão.

Iniciativa foi proposta pelos deputados Tanízio Sá, Pedro Longo e André Vale, que defendem a criação de uma frente de trabalho com a participação de órgãos estaduais e federais para enfrentar os desafios vividos por essas comunidades. Foto: Sérgio Vale/Aleac

Segundo o secretário Ricardo Brandão, o governo procurou apresentar uma solução mais ampla e eficiente que corresponda aos anseios da comunidade e às necessidades de desenvolvimento do estado, “à nova política de desenvolvimento regional, e, dentro dela, à apresentação de um plano de logística de transporte que naturalmente vai convergir para a garantia de acesso rodoviário a esses municípios. Vale a pena frisar que essa é uma discussão que tem que ser tratada num contexto de Amazônia e de América Latina, e não somente no contexto de município que hoje está em uma situação de dificuldade de acesso rodoviário, aéreo e fluvial”, destacou.

Ricardo Brandão destacou que entre 2021 e 2022 o governo elaborou a agenda Acre 10 anos, um plano estratégico de desenvolvimento socioeconômico sustentável. Em 2023, esse planejamento foi ampliado com a criação de uma nova política de desenvolvimento regional. Foto: Mariá Thaumaturgo/ Seplan

A infraestrutura logística do estado do Acre enfrenta desafios estruturais significativos, que impactam diretamente sua capacidade de crescimento econômico e desenvolvimento social. Com um novo momento da economia global e nacional, onde corredores logísticos eficientes tornam-se essenciais para a competitividade dos estados, é fundamental que o Acre adote um planejamento estruturado para maximizar suas oportunidades.

O secretário explicou que o plano de ação do governo para solucionar o isolamento dos municípios acreanos se baseia em três dimensões fundamentais. A primeira envolve uma análise detalhada das cinco microrregiões do estado, considerando as particularidades de cada uma e suas necessidades específicas. O foco é no desenvolvimento sustentável, respeitando as comunidades tradicionais e indígenas, além de posicionar o Acre dentro do Brasil, da Amazônia e da América do Sul.

“Nós não temos mais tanto tempo pra aproveitar a janela de oportunidades geopolítica que se apresenta para o Brasil, para a América Latina e para o mundo, motivo pelo qual o governo do Estado se organiza e pede já o apoio de todos os segmentos sociais, empresariais e dos poderes, para que juntos possamos superar as dificuldades e implementar uma política de desenvolvimento regional que produza resultados e efeitos que melhore a qualidade de vida da nossa população e dê mais segurança fiscal ao estado do Acre”, explica.

A nova política de desenvolvimento regional

A implementação de uma nova política de desenvolvimento regional tem como finalidade reduzir as desigualdades socioeconômicas no Acre, por meio da criação de oportunidades de desenvolvimento sustentável que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população, com a abordagem por regionais, com abrangência estadual e em múltiplas escalas geográficas de atuação (ZEE): Estado, regionais, municípios e um contexto mundial, fronteiriço, nacional e regional.

O objetivo dessa nova política de desenvolvimento regional visa promover a convergência dos níveis de desenvolvimento e de qualidade de vida inter e intrarregionais e a equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento em municípios que apresentem baixos indicadores socioeconômicos, consolidando uma rede policêntrica de cidades, em apoio à desconcentração e à interiorização do desenvolvimento regional, considerando as especificidades de cada regional.

Outro objetivo é estimular ganhos de produtividade e aumentos da competitividade regional, sobretudo em municípios que apresentem elevadas taxas de pobreza e dependência de recursos externos, e fomentar agregação de valor e diversificação econômica em cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento regional, observando critérios como geração de renda e sustentabilidade (baixas emissões, ODS, ESG), sobretudo em regiões com forte especialização em produtos da sociobiodiversidade e commodities agrícolas.

PELT-AC: construção colaborativa e parcerias estratégicas

O governo do Estado do Acre segue avançando na implementação de políticas públicas estratégicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do estado. Como parte desse compromisso, a Seplan coordena a elaboração do Plano Estadual de Logística e Transporte do Acre (PELT-AC), um instrumento fundamental para modernizar a infraestrutura de transporte, promover maior eficiência logística e garantir a conectividade regional, nacional e internacional.

Uma comissão técnica multidisciplinar foi composta por representantes do governo estadual, instituições acadêmicas, federações empresariais e setor privado, visando garantir que o Pelt seja elaborado com base em diagnósticos precisos e soluções adequadas à realidade do Acre.

Com a implementação do Pelt, o Acre reforça sua capacidade de atrair investimentos e impulsionar cadeias produtivas estratégicas. A melhoria das conexões logísticas proporcionará maior competitividade aos produtos regionais, reduzindo custos e ampliando mercados.

Ao investir na modernização da infraestrutura de transportes, o Estado promove avanços que impactam diretamente na qualidade de vida da população e fomentam o crescimento econômico.

O Pelt/AC representa um compromisso do governo estadual em transformar o Acre em um polo logístico eficiente, consolidando sua posição nas principais rotas de comércio e desenvolvimento do país.

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