![]() |
| Catedral, foto de Bento Viana, do acervo do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal |
Para mim, é um prazer ver a cidade onde cresci ganhar destaque no Google Arts & Culture, 60 anos após sua fundação – fundação que criou uma cultura sem igual, a partir de suas origens projetadas. Agora, o Google Arts & Culture convida pessoas de todo o mundo a saber mais sobre a extraordinária arquitetura, a efervescente cena artística e cultural e a impressionante história de Brasília – uma cidade projetada para o futuro.
A seguir, confira 5 fatos sobre Brasília para começar o passeio:
O primeiro registro da ideia de transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do Brasil data do século 18. Mais tarde, em 1891, a mudança da capital do país foi incluída na Constituição. Entretanto, só muitos anos depois o então recém-eleito presidente Juscelino Kubitschek, inspirado por imagens de progresso industrial, finalmente começou a por em marcha o projeto de construir uma nova capital. Durante a campanha eleitoral, Juscelino fez a famosa promessa de “cinquenta anos em cinco” para o avanço do país (em referência ao mandato de 1956 a 1961). Para saber mais sobre a história da concepção e da construção de Brasília, clique aqui.
Muitas das construções e monumentos que marcam a paisagem de Brasília foram projetados pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer. Agora, neste projeto do Google Arts & Culture, é possível conhecer melhor a vida e a obra pioneiras de Niemeyer – e ver, em 3D, algumas de suas mais famosas construções. Além de resultar em edifícios para órgãos do governo, que representam criações grandiosas, o trabalho de grandes arquitetos e artistas como Niemeyer causou impacto no dia a dia da nova capital, reunindo construções de todos os tipos: religiosas, culturais e comerciais. Por isso, pode-se afirmar que Brasília é um museu a céu aberto. O encontro entre Niemeyer e o artista Athos Bulcão produziu um legado que inclui alguns dos exemplos mais bem-sucedidos da integração entre diferentes formas de arte e a arquitetura modern a brasileira, espalhados por toda a cidade.
![]() |
| Itamaraty – Detalhes do Pilar Bento Viana, do acervo do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal |
3. Explore os museus de Brasília
A capital abriga vários museus comprometidos com a preservação da arte. Do Museu Nacional da República à Fundação Athos Bulcão, passando pelo acervo de obras da Câmara dos Deputados, é possível começar o tour com trabalhos de cinco artistas brasileiros cujas peças estão em coleções de Brasília. Descubra os segredos escondidos na tela “Búfalo e os Siouxies”, de Alice Lara, ou espie todos os detalhes artísticos do interior da Câmara dos Deputados.
![]() |
| Painel de azulejos de Athos Bulcão, no Salão Verde do Congresso Nacional |
![]() |
| Registro de Verão, de Marysia Portinari, com a tecnologia da Art Camera, feito na Câmara dos Deputados |
A cidade de Brasília e seus arredores têm uma vida cultural em constante ebulição. Descubra instituições como a Biblioteca Pública de Brasília, cujos programas reúnem a comunidade brasiliense desde a sua fundação. Conheça também o Complexo Cultural Samambaia, um marco da cultura brasileira, onde são organizados diversos festivais e eventos. Brasília também é o lar de muitas exposições: a mostra de Chiharu Shiota, ou então a retrospectiva VAIVÉM, que aborda a história e as diferentes perspectivas sobre um objeto simples e tradicional – a rede. Ambas estão em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil da cidade.
![]() |
| Tambor de Crioula, de Seu Teodoro, Complexo Cultural Samambaia |
O Cerrado é um grande bioma tropical semiárido no centro do Brasil, e abriga um rico ambiente natural. A história desse ecossistema remonta aos primórdios da origem humana, e ele é um dos mais antigos e ricos biomas da Terra. Essa savana brasileira conta com 12.829 espécies de plantas nativas, que dependem das 874 espécies de pássaros presentes no Cerrado – 37 das quais são nativas da região – para espalhar sementes e polinizar flores. No novo projeto do Google Arts & Culture, é possível fazer um passeio para observar aves e conhecer a notável diversidade de sapos que habitam essa parte do país.
Convidamos todos a olhar para Brasília de um jeito novo e diferente, a descobrir seus lindos projetos arquitetônicos, sua história e sua cultura. Acesse o projeto no endereço g.co/explorebrasilia e também no app do Google Arts & Culture, gratuito para iOS e Android.
![]() |
| Chichá-do-cerrado (Sterculia striata), Museu do Cerrado |
Marcelo Lacerda, Diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil










