quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Gestores e sociedade civil recebem capacitação em recursos hídricos e mudanças climáticas em Plácido de Castro, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul

Gestores e sociedade civil recebem capacitação em recursos hídricos e mudanças climáticas em Plácido de Castro, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul | Cidade AC News – Notícias do Acre

Com foco nas regiões mais vulneráveis do estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou o curso “Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas”, uma iniciativa voltada para a capacitação de agentes públicos, sociedade civil organizada, sindicato dos trabalhadores rurais e comunidades indígenas, que atuam em temas relacionados à gestão hídrica e aos impactos das mudanças climáticas.

A atividade teve início na segunda-feira, 25, e encerrou nesta sexta-feira, 29, em Plácido de Castro, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul. A capacitação visa fornecer conhecimentos e estratégias para enfrentar os desafios ambientais cada vez mais intensificados pelas mudanças climáticas, que impactam diretamente os recursos hídricos e as comunidades rurais.

Um dos objetivos principais da formação é promover a adaptação das comunidades e instituições às mudanças climáticas, com ênfase em prevenção, adaptação e mitigação dos efeitos adversos, como a escassez de água e eventos climáticos extremos. Ao todo, já foram realizados oito cursos em todo o estado e órgãos públicos e secretarias dos municípios têm participado de forma significativa.

A formação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Estado do Acre (Ufac), Defesa Civil Estadual e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). A ação faz parte do Plano de Capacitação em Recursos Hídricos, elaborado pela Sema e aprovado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf), com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no âmbito do programa Progestão.

A chefe da Divisão de Recursos Hídricos na Sema, Maria Antônia Nobre, responsável pela coordenação do curso nos 22 municípios acreanos destaca a importância de capacitar o público frente aos eventos climáticos para que possam atuar, de forma preventiva, adaptando e mitigando os impactos.

Gestores e sociedade civil recebem capacitação em recursos hídricos e mudanças climáticas em Plácido de Castro, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul | Cidade AC News – Notícias do Acre

“O curso busca principalmente essa mudança de comportamento institucional para que esses técnicos também comecem a agir de forma multiplicadora sobre os extremos que vem ocorrendo, tanto de cheias quanto de secas. Nós buscamos a multiplicação dessas informações para ajudar comunidades tanto urbanas quanto rurais a se prepararem para esses eventos. Eles têm compreendido a importância de disseminar essas informações dos recursos hídricos e, principalmente, a importância de iniciar uma adaptação ao novo normal”.

O curso é ministrado com módulos teóricos sobre o impacto das mudanças climáticas nos recursos hídricos e práticas focadas em planejamento e gestão sustentável dos recursos naturais. A capacitação visa também fortalecer a governança hídrica e a implementação de políticas públicas eficazes para garantir a segurança hídrica e a sustentabilidade no estado.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Batista, parabenizou o curso pela diversidade de agentes contemplados:

Gestores e sociedade civil recebem capacitação em recursos hídricos e mudanças climáticas em Plácido de Castro, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul | Cidade AC News – Notícias do Acre

“Estamos nos aproximando de um período que chove muito em todo estado. Nos meses de janeiro a abril temos problemas com as alagações e enxurradas. Essa capacitação é muito importante para aguçar o conhecimento das pessoas, para que elas entendam os riscos, e saibam como agir nesses eventos. Além disso, podem atuar como multiplicadores desses conhecimentos”.

A coordenadora da Educação Ambiental na unidade da Sema, em Cruzeiro do Sul, Linete Maia, destaca a importância da formação para multiplicação do conhecimento, por meio da educação ambiental.

“O curso sobre mudanças climáticas está sendo de grande valia para nós, principalmente por sermos técnicos e estarmos juntos da população em geral. Para nós, que fazemos parte da Secretaria de Meio Ambiente na era de educação ambiental e visitamos e repassamos informações em escolas, esse curso pode nos capacitar melhor para fazer esse trabalho”.

Com colaboração de Hellen Lirtêz

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo