Ícone do site Cidade AC News | Notícias do Acre, Amazônia e Brasil

Gado apreendido em Xapuri é abatido em Brasiléia e carne não será doada a ninguém, aponta denúncia

Da redação do Portal Acre Mais/ Foto Ilustração

Uma grave denúncia chegou ao Portal Acre Mais e acendeu o alerta máximo na região do Alto Acre: parte do gado apreendido em Xapuri foi levada para um frigorífico em Brasiléia, onde estaria sendo abatida sob forte pressão de órgãos ambientais. Fontes ligadas ao caso afirmam que o abate está ocorrendo mesmo com restrição judicial de abater animais de áreas embargadas. Até o momento, mais de 100 cabeças de gado já estaria sendo abatidas e a carne não será vendida ou distribuída às instituições sociais. Entre os animais, vacas paridas — o que gerou revolta entre pequenos produtores porque os bezerros vão ficar sem alimento.

A situação dentro do frigorífico é descrita como “clima de pavor”. Trabalhadores estariam sendo coagidos a cumprir a ordem de abate, mesmo contra a vontade e os próprios princípios, sob a alegação de que “estariam desobedecendo uma determinação da Justiça” caso se negassem a cumprir a tarefa. “Mataram as vacas paridas, isso não se faz. É revoltante!”, desabafou uma fonte que pediu para não ser identificada.

A reportagem do Acre Mais tentou, na manhã desta terça-feira (10), contato com o IBAMA e o ICMBio para esclarecer os fatos, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. O silêncio das autoridades só aumenta a indignação e a sensação de injustiça entre os que dependem do campo para sobreviver e mais ainda, em tempos de insegurança alimentar para muitos, o desperdiço de alimento é um crime.

link: https://acremais.com/gado-apreendido-em-xapuri-e-abatido-em-brasileia-e-carne-nao-sera-doada-a-ninguem-aponta-denuncia/

Sair da versão mobile