Evento no Peru pode contribuir para plano estratégico de abastecimento de água em Rio Branco
admin
Evento no Peru pode contribuir para plano estratégico de abastecimento de água em Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), está participando do II encontro, da 1ª Oficina do Comitê de Fronteira Peru/Brasil com o tema ‘Mesa de Meio Ambiente e Desastres’, promovido pela Gerência Regional de Gestão de Risco de Desastres, que reúne autoridades e representantes de países da região amazônica para discutir ações estratégicas diante de eventos climáticos extremos.
Além do Saerb, a comitiva da Prefeitura conta com representantes da Defesa Civil Municipal, reforçando o compromisso do Prefeito Tião Bocalom com o planejamento e a prevenção de desastres naturais.
“Buscamos estratégias que nos ajudem a manter o abastecimento regular”, destacou Enoque. (Foto: Secom)
O evento, realizado em Puerto Maldonado (Peru), nos dias 28 e 29 de agosto, aborda temas como desastres ambientais, impactos sociais e estratégias conjuntas para minimizar os efeitos desses fenômenos nas populações amazônicas.
De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a participação no evento internacional sobre desastres ambientais e mudanças climáticas contribuirá diretamente para o desenvolvimento de estratégias que minimizem os impactos da estiagem sobre o abastecimento de água à população de Rio Branco.
“Com o nível do Rio Acre já em baixa, buscamos estratégias que nos ajudem a manter o abastecimento regular, como perfuração de poços profundos, criação de grandes reservatórios de água, de modo a enfrentar os possíveis impactos à população”, destacou.
A participação da prefeitura é fundamental nesse cenário, especialmente diante do agravamento da estiagem no Rio Acre, que pode começar a afetar o abastecimento de água em Rio Branco. A troca de experiências e o fortalecimento da cooperação internacional são passos importantes para a adoção de medidas eficazes e antecipadas frente à seca severa que atinge a região todos os anos.