sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Estudo revela que 23% dos infectados com Covid-19 desenvolvem Covid longa

Uma nova pesquisa revelou que cerca de 23% das pessoas infectadas com o SARS-CoV-2 entre 2021 e 2023 desenvolveram a chamada Covid longa, sendo que, em mais da metade dos casos, os sintomas persistiram por dois anos. O estudo, publicado na BMC Medicine, também concluiu que o risco de desenvolver essa condição depende de vários fatores.

 

Para a pesquisa, os cientistas acompanharam 2.764 adultos da Catalunha, na Espanha. Os participantes responderam a três questionários entre 2020 e 2023, forneceram amostras de sangue e registros médicos.

De acordo com a coautora do estudo, Marianna Karachaliou, “ser mulher, ter sofrido uma infecção grave por Covid-19 e possuir uma doença crônica pré-existente, como asma, são fatores de risco evidentes”. Além disso, “pessoas com obesidade e níveis elevados de anticorpos IgG antes da vacinação apresentaram maior probabilidade de desenvolver a Covid longa”.

O estudo também identificou fatores de proteção que podem reduzir o risco de desenvolvimento da doença, como a vacinação antes da infecção e um estilo de vida saudável. Os pesquisadores observaram ainda que o risco era menor nas pessoas que foram infectadas após a variante Omicron ter se tornado dominante.

Com base nos sintomas relatados pelos participantes e seus registros médicos, os cientistas identificaram três subtipos de Covid longa, classificados conforme a natureza dos sintomas: neurológicos e musculoesqueléticos, respiratórios ou graves, envolvendo múltiplos órgãos.

Por fim, os investigadores concluíram que 56% das pessoas com Covid longa ainda apresentavam sintomas dois anos após a infecção.

Leia Também: Número de mortes por Covid no Brasil ainda é alto e se equipara à queda de 6 Boeings em 2025

Leia Também: Novo coronavírus é descoberto por cientistas na China

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo