quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Estudante denuncia que gado apreendido na propriedade da família está solto na BR: “Pode causar acidente, matar uma pessoa”

A estudante de Medicina Mariana Rodrigues denunciou, por meio de suas redes sociais, supostos maus-tratos a um rebanho bovino de propriedade da sua família, localizado dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, no Acre. Segundo a acadêmica, os animais foram apreendidos durante a Operação Suçuarana, conduzida por agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e desde então estariam sendo mantidos em condições inadequadas.

O gado pertence ao produtor rural Gutierri Rodrigues, pai da denunciante. A apreensão teria ocorrido no último sábado, com o transporte dos animais realizado no domingo. No entanto, Mariana afirma que, até esta terça-feira, 17, os animais estavam confinados em um curral sem alimentação adequada, expostos ao sol e em situação de abandono.

“Esse gado estava preso desde sábado em curral. Acordamos com vídeos do gado todo na estrada. A gente não sabe como aconteceu. O gado não é mais responsabilidade nossa, agora é do ICMBio. É muita irresponsabilidade. Esse gado pode causar um acidente na BR, matar uma pessoa inocente ou até sofrer mais ainda”, desabafou a estudante em vídeo publicado online.

Ela ainda relata que entre os animais há bezerros e garrotes, alguns destinados ao abate, que estariam visivelmente debilitados. Mariana também questiona a ausência de atuação de órgãos como o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) e do Ministério Público. “O IDAF vendo tudo isso, com veterinário lá, não falou nada. O gado está fraco, judiado. Já tinha ficado preso antes, mais de um dia no curral. Tenho certeza que vai ter gado que não vai levantar mais”, afirmou.

A Operação Suçuarana tem como foco combater atividades ilegais dentro da Reserva Chico Mendes, incluindo desmatamento e criação irregular de gado. A Resex é uma área de proteção ambiental onde práticas como a pecuária extensiva são proibidas ou rigidamente controladas. Até o momento, o ICMBio não se pronunciou sobre a denúncia. Também não houve manifestação por parte do Ministério Público do Acre ou do IDAF.

Notícias da Hora

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo