sexta-feira, 6 fevereiro, 2026

Entenda o que é pielonefrite, a infecção que levou Thaynara OG à internação

Thaynara OG revelou que está com pielonefrite, uma infecção que atinge o sistema urinário. Devido ao seu quadro de saúde, ela precisou ficar internada para receber a medicação intravenosa. Mas o que é a pielonefrite? Quais são os sintomas e causas? Por que foi necessária a internação? A reportagem do portal LeoDias ouviu um especialista que deu todos os detalhes da doença.

Segundo o urologista Dr. Rodrigo Trivilato, a pielonefrite é uma infecção, na maioria das vezes, bacteriana. Geralmente ele é mais grave do que aquela infecção na área “baixa”, como infecção na bexiga, por exemplo. “Normalmente o que a gente sempre fica preocupado são as complicações dela, porque se ela não for tratada corretamente, pode levar a complicações, como por exemplo, sepse urinária, que é a infecção generalizada, abscesso renal, que é pus, às vezes precisa até de um procedimento cirúrgico para drenar”, definiu.

Veja as fotos

Reprodução Instagram Thaynara OG/ montagem
Thaynara OGReprodução Instagram Thaynara OG/ montagem
Reprodução
Thaynara OGReprodução
Reprodução Instagram Thaynara OG
Thaynara OGReprodução Instagram Thaynara OG

Thay relatou febre, falta de apetite e cansaço. Outros sintomas são: dor intensa na lombar, calafrios, náuseas, vômitos. Normalmente, esses calafrios já vêm associados à febre, náuseas, vômitos, dor e ardência para urinar, aumento da frequência urinária – quando a pessoa vai mais vezes ao banheiro fazer xixi em menor quantidade -, a urina pode estar turva, com mau cheiro, e às vezes até com sangue.

“Casos mais graves podem dar uma baqueada no estado geral, confusão mental, principalmente em pacientes idosos, em crianças, em pacientes com comorbidades, como por exemplo a diabetes”, detalhou.

Tratamento

O tratamento é feito com antibioterapia, hidratação e monitorização. Às vezes, é necessária internação desse paciente, medicamentos sintomáticos para náusea, vômitos para dor, mas os antibióticos são a linha de frente.

“Casos leves podem ser tratados em casa com medicamentos por boca, via oral. Casos mais graves precisa ser internado e está tratando com um medicamento endovenoso. Às vezes até, dependendo da gravidade desses pacientes, precisa ser internado em unidade de terapia intensiva. O tempo de tratamento varia normalmente entre 10 a 14 dias de antibiótica terapia”, explicou.

Causa

A principal causa é quando tem aquela infecção urinária baixa e ela não é tratada ou é tratada de modo incorreto. Ela sobe para o trato urinário superior. Outros fatores também que podem ser a causa da pielonefrite por exemplo, é pedras nos rins, causando obstrução, não deixando a urina passar, podendo causar a doença, entre outros.

“Pacientes com comorbidades que levam a baixa imunidade, classicamente a gente já pensa, o que é importante aqui é que o diagnóstico precoce é importantíssimo, não esperar ter esse quadro tão evoluído, paciente ter confusão mental, hipotensão, queda da pressão, uma febre muito alta. É importante a gente, quando ter esses sinais, principalmente pacientes com comorbidades, idosos, crianças e grávidas, já procurar o pronto-socorro para fazer o tratamento e evitar as complicações mais graves”, disse o médico.

Mais Lidas

Comece o ano se capacitando: IBM SkillsBuild e CIEE oferecem cursos gratuitos de tecnologia com certificado

Colaboração entre a renomada empresa de tech e a...

EUA ordenam saída “imediata” de americanos do Irã horas antes de reunião decisiva

Líderes dos Estados Unidos e do Irã irão se...

Crítica: Doja Cat explica status de melhor performer da geração em show lotado em SP

Doja Cat não precisa provar nada para ninguém. A...

Leandro Lima, de “Três Graças”, se despede do pai em relato emocionado

O ator Leandro Lima usou as redes sociais nesta...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo