quarta-feira, 28 janeiro, 2026

“Enquanto um recém-nascido quase é enterrado vivo, a resposta do Palácio é criar cargo comissionado”, diz Emerson Jarude

Durante a sessão desta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Novo) saiu em defesa dos servidores públicos e criticou a postura do governo do Estado em relação à criação de novos cargos e secretarias. O parlamentar classificou como “vergonhoso” o projeto encaminhado pelo Executivo que cria a Secretaria Adjunta de Turismo, afirmando que a proposta chega “a toque de caixa”, sem representar benefícios reais à população.

 

“Este projeto que acabou de chegar aqui na Assembleia, e como todos os outros que beneficiam o governo e não a população, vem a toque de caixa. É a maior demonstração de que quem quer faz acontecer”, disse o deputado, ao criticar a priorização de pautas administrativas em detrimento das demandas dos servidores públicos.

 

Jarude destacou que o governo estadual alega constantemente falta de recursos quando o assunto é reajuste salarial ou convocação de concursados, mas encontra meios de criar novas estruturas administrativas. “Essa é a resposta do governo do Estado do Acre para os servidores públicos, que muitas vezes dão a sua própria vida pelo nosso Estado, mas não têm de volta o devido reconhecimento”, afirmou.

 

O parlamentar ressaltou ainda que o funcionalismo público acreano convive com promessas e homenagens simbólicas, mas sem avanços concretos. “Muitas vezes tem uma postagem nas redes sociais, uma conversa aqui, uma promessa acolá, mas a grande verdade é que, quando querem, dão um jeito. E tanto dão um jeito, que mandaram mais um projeto vergonhoso para essa Casa”, declarou.

 

Em tom de indignação, Jarude criticou a falta de prioridades do governo diante de crises reais enfrentadas pela população. “Enquanto um recém-nascido quase é enterrado vivo, a resposta do Palácio é criar cargo comissionado”, lamentou.

 

Ele lembrou outros episódios recentes que expõem falhas graves na gestão pública, como o caso de um bebê queimado após o parto e a morte da jovem Kailine, de 17 anos, que lutava contra o câncer e teve o fornecimento de um medicamento negado pelo Estado, mesmo após decisão judicial.

 

“Infelizmente, não conseguimos salvar essa vida. Perdemos a batalha. Mas eu, sinceramente, estou cansado de perder essas batalhas, assim como todos os servidores públicos que estão aqui presentes”, desabafou.

 

Ao final do discurso, Jarude defendeu que a Assembleia Legislativa cumpra seu papel de frear os excessos do Executivo e conclamou os acreanos a lutarem por mudanças. “Cabe a cada um de nós, acreanos que amamos essa terra, mudar essa realidade. E o ano de mudar tudo isso é o ano que vem”, finalizou.

 

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post “Enquanto um recém-nascido quase é enterrado vivo, a resposta do Palácio é criar cargo comissionado”, diz Emerson Jarude apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo