sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Em reunião com Cofen, Ministério da Saúde enfatiza importância da Enfermagem na eliminação de infecções e doenças

Na quinta-feira (12), o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (Dathi/MS), Draurio Barreira, participou da reunião 572ª Reunião Ordinária de Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Durante o encontro foram discutidos pontos importantes para a construção de documento com as práticas de Enfermagem para a eliminação das doenças e infecções do Departamento, em parceria com o Programa Brasil Saudável.

Para Draurio Barreira, a colaboração dos(as) profissionais de Enfermagem é fundamental na resposta às infecções e às doenças. “Esses profissionais desempenham um papel central nas estratégias de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento das pessoas. Outro aspecto relevante é o papel da Enfermagem na redução de desigualdades, auxiliando na garantia de que a população mais vulnerável, como pessoas em situação de rua, trabalhadores(as) do sexo e pessoas privadas de liberdade, tenha acesso aos serviços oferecidos pelo SUS”.

A reunião teve como principal objetivo renovar e fortalecer a parceria do Dathi com o Cofen. Por meio do Grupo de Trabalho formado por profissionais das duas instituições estão sendo realizadas ações para potencializar as respostas às doenças e às infecções que estão sob responsabilidade do Departamento.

Entre as iniciativas estão a elaboração de notas técnicas sobre a prescrição por profissionais de Enfermagem da profilaxia para prevenção da transmissão vertical da hepatite B, e prescrição dos tratamentos de hepatite C, da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, e de antirretroviral para pessoas vivendo com HIV ou aids, além de material sobre a abordagem etiológica das infecções sexualmente transmissíveis e prescrição de medicamentos por enfermeiros(as). 

Também este ano foi realizado o III Seminário de Enfermagem: A enfermagem e a proposta do Brasil Saudável, no espaço do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Recife/PE e a elaboração conjunta do Suplemento na Revista Enfermagem em Foco com a temática das doenças e infeções do Dathi/MS.

O consultor técnico da Coordenação-Geral de Vigilância das Hepatites Virais (CGHV/Dathi/MS), Elton Carlos Almeida, que também esteve presente na reunião, reiterou a importância da colaboração entre o Cofen e o Dathi. Ele informou que o Grupo de Enfermagem Dathi/Cofen dará seguimento na realização das atividades em 2025 e apoiará as ações de Enfermagem no âmbito do Brasil Saudável. 

Lorany Silva

Ministério da Saúde

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo