quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Edvaldo Magalhães destaca necessidade de uma articulação mais firme com órgãos ambientais para garantir avanço da estrada que liga Cruzeiro do Sul à Porto Walter

ALEAC

 

Durante a audiência pública realizada nesta sexta-feira, 30 de agosto, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a pedido da Mesa Diretora, a deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou a necessidade de uma articulação mais firme com os órgãos ambientais para garantir o avanço das obras na estrada que liga Cruzeiro do Sul a Porto Walter.

O parlamentar sublinhou que é imprescindível a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), do Ministério Público Federal e do Instituto do Meio Ambiente (IMAC), em uma próxima reunião. Ele sugeriu que o segundo encontro fosse agendado para a próxima segunda-feira, 2 de agosto.

“Se a gente não sair daqui amarrado numa reunião na segunda-feira, com a presença dos representantes desses órgãos, as coisas não vão andar,” afirmou, evidenciando a importância de um comprometimento coletivo.

O deputado fez questão de enfatizar que a participação de órgãos como o Ibama e a FUNAI é fundamental para o progresso da audiência e das ações que dela devem resultar. Ele também reforçou a necessidade de que todos os compromissos sejam firmemente estabelecidos antes do término da reunião. “Por isso que eu queria deixar isso aqui mais amarrado do que qualquer outra coisa. Segunda-feira, mas que a gente tenha esse compromisso aqui,” declarou.

Edvaldo Magalhães abordou ainda a urgência da contratação do licenciamento para a estrada que liga Cruzeiro do Sul a Porto Walter. Ele destacou que “se não tiver a contratação do licenciamento, você ainda tem que resolver quem vai fazer o licenciamento”. Alertou ainda que, sem essa decisão, não haverá tempo hábil para a conclusão do estudo necessário para que o trabalho possa ser aprovado e liberado a tempo de ser executado no verão do ano que vem. “Essa é a urgência”, reforçou, insistindo na importância de que a reunião marcada para segunda-feira seja decisiva para avançar com o projeto.

O deputado finalizou sua fala lembrando que, sem a presença desses órgãos fundamentais, os esforços da audiência pública podem ser em vão, colocando em risco o avanço das obras e, consequentemente, o bem-estar das comunidades afetadas pela precariedade da estrada.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post Edvaldo Magalhães destaca necessidade de uma articulação mais firme com órgãos ambientais para garantir avanço da estrada que liga Cruzeiro do Sul à Porto Walter apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo