quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Edvaldo Magalhães cobra respeito ao compromisso do governo com plano de carreira da Saúde e chama categoria a ocupar a Casa durante votação do orçamento

Durante a sessão desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez um discurso contundente em defesa dos trabalhadores da saúde e denunciou o que classificou como “promessas quebradas, adiamentos sucessivos e atitudes covardes” por parte do governo estadual em relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. A fala ocorreu durante uma forte mobilização dos servidores da saúde e representantes sindicais nas galerias da Casa.

“Uma conversa de covardes, uma conversa de mentirosos”

Ao relembrar todo o histórico de negociações, o oposicionista criticou a postura do governo, que desde o início do ano prometeu apresentar o plano em datas que nunca foram cumpridas. Primeiro, segundo ele, a proposta seria elaborada pela Fundação Dom Cabral, apresentada como “a solução milagrosa” para reorganizar a carreira.

O parlamentar destacou que: As primeiras minutas causaram confusão, injustiças e tensão entre categorias; o debate avançou graças à maturidade dos dirigentes sindicais, não à boa vontade do governo; setembro foi anunciado como “o mês do milagre”, mas terminou sem nenhuma entrega; novembro também passou, sem que a gestão cumprisse a promessa.

Ainda segundo ele, a situação piorou quando representantes oficiais informaram que o plano só seria apresentado em 31 de dezembro. “É querer bater na cara dos trabalhadores da saúde. Dia 31 de dezembro é o dia internacional da despreocupação. Enquanto as pessoas desejam paz para o novo ano, o governo tenta empurrar covardemente a responsabilidade para a última hora”.

Críticas à tentativa de barrar a greve

Magalhães também condenou a atitude do governo de recorrer ao Judiciário para impedir a greve dos trabalhadores. “Que democratas são esses? Que não sabem lidar com greve? Que dizem respeitar a categoria, mas tentam calar sua voz usando a Justiça? ”

Edvaldo ressaltou que, mesmo proibidos de parar, os trabalhadores não estão impedidos de se manifestar, e elogiou a presença maciça da categoria na Aleac.

Convocação para ocupar a Casa na votação do orçamento

O deputado também convocou os servidores a permanecerem mobilizados durante a votação do orçamento estadual, prevista para a semana após o dia 15 de dezembro. “Se o governo diz que vai implantar o plano no ano que vem, então o orçamento tem que trazer o dinheiro para isso. É nessa hora que vamos saber quem é a favor e quem é contra o plano”.

Edvaldo afirmou que os trabalhadores têm o direito de lotar as galerias, acampar na Aleac e acompanhar cada voto dos parlamentares: “Olhar no olho de cada deputado e saber quem votou com vocês e quem votou contra vocês”, disse.

A Aleac deve intensificar as discussões nas próximas semanas, especialmente durante a audiência pública do orçamento e a votação final da lei orçamentária anual, momento que, segundo Edvaldo Magalhães, será decisivo para o futuro do plano de carreira da saúde no Acre.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Ó postagem Edvaldo Magalhães cobra respeito ao compromisso do governo com plano de carreira da Saúde e chama categoria a ocupar a Casa durante votação do orçamento apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo