quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Edvaldo Magalhães cobra justiça na aplicação de benefício a pessoas com deficiência e pede apoio dos senadores

Na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) saiu em defesa das famílias que dependem de benefícios assistenciais destinados a pessoas com deficiência. Ao cumprimentar as mães e crianças da Rede Observatório BPC presentes no plenário, o parlamentar destacou que a luta delas é para garantir um direito conquistado “a duras penas” e que não pode ser ameaçado por mudanças equivocadas na legislação.

Segundo o oposicionista, o problema não está no texto da lei em si, mas na forma como ela é aplicada. Ele lembrou a dificuldade que muitas famílias enfrentam para conseguir um laudo médico especializado que permita acessar o benefício, situação que frequentemente obriga parlamentares e pessoas próximas a custear consultas particulares para agilizar o processo.

O deputado elogiou o objetivo de uma medida provisória citada pelo colega Eduardo Ribeiro (PSD), que encurta prazos de avaliação para concessão dos benefícios, mas alertou para o risco de injustiças. “Você não pode submeter a uma reavaliação uma criança ou beneficiário que já recebeu o laudo de um especialista. Não dá para um clínico geral avaliar o laudo de um neurologista. Se existe fraude, que se cancele o CRM do especialista, e não se tire o benefício de quem precisa para viver”, defendeu.

Magalhães ressaltou ainda que, na maioria dos casos, o benefício é vitalício, pois muitas pessoas com deficiência necessitam de cuidados por toda a vida. “Conheço crianças que viraram adultas, hoje com 22 anos, e que ainda precisam da dedicação exclusiva da mãe ou do pai”, exemplificou.

O parlamentar assumiu compromisso com as mães presentes e anunciou que irá acionar o senador Sérgio Petecão para tratar do assunto ainda hoje, além de sugerir que todos os senadores do Acre sejam mobilizados para garantir que o texto final da lei preserve os direitos já conquistados.

“A fila precisa andar para quem espera, mas não pode cometer injustiça com quem já conquistou o direito. O benefício não pode ser reavaliado por quem sequer tem especialidade para isso”, reforçou Edvaldo, manifestando apoio à moção apresentada pela Rede Observatório.

Edvaldo Magalhães destaca relevância histórica da relação de Lula com o Acre e celebra novos investimentos

Na explicação pessoal, o deputado destacou a importância da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado. O parlamentar lembrou que a relação de Lula com o Acre começou muito antes de chegar à Presidência da República, quando ainda presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. “O Acre não é novidade para o presidente Lula. Nem a região do Baixo, do Alto Acre, e nem a região do Juruá. Todas as vezes que esteve aqui, como presidente, deixou marcas e investimentos significativos”, afirmou. Edvaldo ressaltou que a presença de Lula no último domingo foi marcada pela generosidade e pela solidariedade, citando a visita reservada ao Hospital Colônia Souza Araújo, em Cruzeiro do Sul, que mantém forte vínculo afetivo com o presidente.

O parlamentar também criticou manifestações nas redes sociais contra a postura republicana do governador Gladson Cameli, que recebeu Lula de forma cordial. Em seguida, enumerou os anúncios e efeitos imediatos dos investimentos, como a liberação de recursos para a recuperação da BR-364, cujas frentes de serviço já estão em andamento, e a contratação do projeto para construção da ponte de Rodrigues Alves, última que falta ser erguida no trajeto financiado pelo governo federal. Edvaldo ainda destacou a destinação de recursos para a instalação de uma unidade do Instituto Federal do Acre (IFAC) em Feijó, ampliando as oportunidades de formação profissional para a juventude do interior. “O mesmo Lula que construiu todas as pontes daqui para lá é o mesmo que vai construir a que falta. E todas as vezes que ele liberou o dinheiro, as obras saíram do papel”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post Edvaldo Magalhães cobra justiça na aplicação de benefício a pessoas com deficiência e pede apoio dos senadores apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo