quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Edvaldo Magalhães alerta para impasse no Plano da Saúde e prevê embates durante votação do orçamento estadual

Durante a sessão desta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez um pronunciamento sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde, alertando para a possibilidade de conflitos e pressões intensas nas próximas semanas caso o governo do Estado não avance na conclusão e entrega do documento às categorias.

O parlamentar destacou que acompanhou parte da reunião da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Adailton Cruz (PSB), e elogiou o engajamento dos colegas Maria Antônia, Tadeu Hassem e Michelle Melo, que também participaram do encontro com representantes dos sindicatos da saúde.

“Vai chegando o momento, parafraseando o ditado popular, da onça beber água. Eu acompanhei parte da reunião da Comissão de Saúde e quero retomar a linha de raciocínio da semana passada, porque penso que a pauta principal no tocante ao servidor público será tratada nos próximos 60 dias. E não vai ser daqui a 60 dias, vai ser durante os próximos 60 dias”, afirmou.

Segundo o oposicionista, o período que antecede a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) será decisivo para as categorias do serviço público. Ele advertiu que o discurso de solidariedade aos servidores precisa se traduzir em ações concretas e que a Aleac terá papel fundamental como mediadora e construtora de soluções.

“Aquele discurso da solidariedade com o servidor, de apoio às suas justas causas, do ‘conte comigo’, vai precisar ganhar substância. Vai deixar de ser adjetivo para ser substantivo”, frisou.

O deputado ressaltou que há um grande esforço técnico e administrativo na construção do plano, envolvendo a Fundação Dom Cabral, equipes da Secretaria de Saúde e representantes das categorias, mas observou entraves políticos que estariam dificultando o andamento da proposta.

“Há um esforço enorme sendo gasto com isso. A Fundação Dom Cabral foi contratada, há equipes da Secretaria de Saúde envolvidas, pessoas sérias e dedicadas nesse trabalho. Mas o que se observa é um hiato, uma lacuna, uma má vontade da área política do governo, que precisa costurar o processo”, afirmou.

Edvaldo Magalhães advertiu que a demora injustificada para a finalização do plano pode gerar um clima de insatisfação generalizada entre os servidores e culminar em confrontos políticos e mobilizações de rua.

“Vai chegar o momento em que a pilha de papel do plano estará pronta, o impacto financeiro calculado, basta apertar uma tecla. E a ausência de um discurso que justifique a não implantação será o rastilho de pólvora que vai tocar fogo no parquinho”, alertou o parlamentar.

Por fim, o deputado previu que os dias que antecedem a votação do orçamento, entre 10 e 18 de dezembro, deverão ser marcados por fortes debates entre o governo, os sindicatos e o Legislativo.

“Nós vamos ter um embate duríssimo com as categorias quando da apreciação do orçamento, podem ter certeza disso. Estou apenas preparando o ambiente para o que virá”, concluiu Edvaldo.

Com tom de alerta, Edvaldo Magalhães reforçou a necessidade de diálogo, compromisso e responsabilidade do governo para evitar uma crise entre o funcionalismo público e o Estado, especialmente com os trabalhadores da saúde, que aguardam há meses a efetivação do novo plano de carreira.

 

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post Edvaldo Magalhães alerta para impasse no Plano da Saúde e prevê embates durante votação do orçamento estadual apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo