Visando qualificar os professores das redes municipais e estaduais de ensino, o Instituto Bem-Estar realizou a entrega de mais de 1000 certificados de conclusão de Pós-Graduação em Autismo e Gestão de Educação para docentes de todo o Estado do Acre. Os professores das escolas municipais de Rio Branco também participaram da especialização que é fruto de uma emenda de quase R$ 4 milhões, do deputado estadual Fagner Calegário.
O instituto tem como finalidade prestar assistência e atendimento às comunidades menos favorecidas, promovendo atividades e desenvolvendo projetos culturais, educacionais, esportivos entre outros, assim como, oferecer e desenvolver a educação profissional.

Segundo Calegário, a ideia de contemplar os professores da rede municipal é garantir que as crianças recebam uma assistência especializada.
“Só quem ganha com isso é a nossa cidade, principalmente os pais que precisam deixar seus filhos na creche e vão contar com um cuidador, professor ou monitor de sala especializado no assunto. Pois, não podemos deixar de mencionar que o autismo e os transtornos comportamentais vêm crescendo e precisamos preparar o nosso quadro de professores.”

De acordo com Kariny Lins, presidente do Instituto é necessário que os professores tenham uma especialização para ofertarem uma didática que inclua o aluno que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“É de suma importância porque hoje em dia, com o aumento dos casos de crianças atípicas, é importante focar muito e trazer mais conhecimento aos professores da rede da educação para que eles tenham essa ideia de como se portar diante da sociedade.”

Para Natan Trindade, servidor da rede municipal, a pós-graduação vem como uma oportunidade para que os profissionais possam estar se qualificando e aprendendo algo novo, principalmente em relação as especificidades.
“Para nós, servidores agraciados com essa pós, é de suma importância para aprendermos, porque é algo novo. Então, estamos aprendendo e essa pós, veio para especializar muito mais e trazer informações novas. Saber como lidar, para onde seguirmos com o tratamento, cuidado e com as leis que regem para ficarmos amparado na parte do cuidar, saber e ensinar.”

O vereador Bruno Moraes, se fez presente no ato da entrega dos certificados por ser um dos apoiadores e destacou que seguirá reforçando a formação de mais profissionais da área.
“É a realização de um sonho. A gente participou desse projeto lá atrás. Escrevemos com o pessoal do Instituto Bem-Estar. O deputado Calegário apoiou e aqui está o resultado.”
No total, 260 profissionais foram certificados na capital acreana. Isso significa a oferta de uma educação mais qualitativa para as crianças e jovens, como destacou o prefeito em exercício e também secretário municipal de Educação (Seme), Alysson Bestene.
“Toda e qualquer forma de capacitação na vida da pessoa para que ela aprimore mais e principalmente traga benefício de forma social para a sociedade tem uma importância tremenda, tanto para o servidor público municipal como o estadual. Uma vez capacitado com essas instruções, principalmente na área da educação para atuar com aqueles que precisam de cuidados como os autistas. Tudo isso é importante levarmos para a prática do dia a dia nas atividades”.