sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Número de famílias acreanas endividadas cai em Dezembro de 2024

Número de famílias acreanas endividadas cai em Dezembro de 2024 | Cidade AC News – Notícias do Acre

A Pesquisa de Inadimplência e Endividamento do Consumidor (PEIC), elaborada e divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que tem como objetivo acompanhar o grau de endividamento e contas em atraso das famílias, realizada mensalmente, indica que o número de famílias endividadas em dezembro de 2024 foi menor do que o observado no mês anterior, registrando uma queda de 0,3% em todo o País. Mais de 12.800.000 milhões de famílias estavam endividadas em dezembro, porém houve uma redução no número de dívidas para 45.700,00 dessas famílias.

Assim como o nível de famílias endividadas diminuiu, o número daquelas com contas em atraso também registrou queda, totalizando cerca de 5,39 milhões de famílias nessa situação.

Em contrapartida, o número de famílias que afirmam não ter condições de realizar o pagamento de suas dívidas aumentou 0,1%, passando de 2.227.160 para 2.241.010 famílias em dezembro de 2024, um aumento de 0,62% na comparação com novembro do mesmo ano. Esse é o maior número registrado desde dezembro de 2023 e também o maior de toda a série histórica.

Dados do Estado do Acre acompanhados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio, os dados regionais, em oposição ao observado em todo o restante do País, foram positivos em todos os indicadores.

Em dezembro de 2024, o número de famílias endividadas no Acre foi de 77,3%, indicando uma redução de 0,2% nesse número, com 90.527 famílias endividadas em todo o Estado.

O número de famílias com algum tipo de conta em atraso também caiu em Dezembro, na comparação com Novembro de 2024. De 46.389 famílias, em Dezembro, 44.005 delas permaneceram com contas em atraso. Uma diminuição de aproximadamente 0,5% na comparação com o mês anterior.

O mesmo se pode observar no número de famílias que afirmaram não terem condições de pagar suas dívidas, saindo de 16.959 delas em novembro para 15.472 em dezembro de 2024.

Esses resultados são importantes para a economia local e contribuem significativamente para o planejamento financeiro das famílias acreanas.

Segundo o assessor da presidência da Fecomércio Acre, Egídio Garó, “tal redução deu-se por conta do aumento da taxa básica de juros, o que dificultou a concessão de crédito e, pela cautela para a realização de gastos, motivada pelas despesas rotineiras de início de ano, como matrículas escolares, material escolar e impostos”.

Por fim, Egídio afirma: “Há tendência de que, para os próximos meses, a partir de Março, esse número apresente elevação tanto no número de famílias endividadas, aquelas com dívidas em atraso quanto as que afirmam não terem condições de pagar suas dívidas.”

The post Número de famílias acreanas endividadas cai em Dezembro de 2024 first appeared on Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo