quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Defesa pede transferência de Bolsonaro para hospital, para fazer cirurgia no dia 25

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele seja transferido da sede da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso, e internado em um hospital particular da capital federal. A solicitação prevê a internação nesta quarta-feira (24/12), véspera de Natal, para a realização de exames preparatórios para uma cirurgia.

De acordo com documento enviado ao STF nesta terça-feira (23/12), segundo reportagem do G1, a equipe médica informou que a previsão é de que o procedimento cirúrgico seja realizado na quinta-feira (25/12). “A fim de que cirurgia indicada pela equipe médica e confirmada pela perícia realizada pela Polícia Federal seja realizada, e conforme agenda da equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico, requer-se que o Peticionário seja conduzido e internado no hospital DF Star, na data de amanhã, quarta-feira, dia 24 de dezembro, a fim de que possa ser submetido aos exames necessários e preparatórios ao procedimento cirúrgico”, escreveram os advogados do político.

Veja as fotos

Reprodução: Metrópoles
Bolsonaro registra presença no jardim de casa no quinto dia do julgamento no STFReprodução: Metrópoles
Foto: Antonio Molina/Estadão Conteúdo
Frederick Wassef, ex-advogado de Jair Bolsonaro, com o ex-presidenteFoto: Antonio Molina/Estadão Conteúdo
Reprodução: Globo
Jair Messias BolsonaroReprodução: Globo
Foto: @hugobarretophoto/Metrópoles
Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliarFoto: @hugobarretophoto/Metrópoles
Reprodução: Instagram/@carlosbolsonaro
Jair Messias Bolsonaro e CarlosReprodução: Instagram/@carlosbolsonaro

Após o pedido, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem prazo de 24 horas para se manifestar. Em seguida, caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, decidir sobre a autorização para a saída de Bolsonaro da custódia da Polícia Federal.

Moraes já havia autorizado a realização da cirurgia após a perícia da Polícia Federal confirmar o diagnóstico apresentado pela equipe médica do ex-presidente. O exame foi realizado pelo Instituto Nacional de Criminalística e concluiu que Bolsonaro apresenta hérnia inguinal bilateral, condição que afeta ambos os lados da região da virilha e demanda intervenção cirúrgica.

Segundo o laudo, o procedimento é classificado como eletivo, ou seja, não se trata de um caso de urgência ou emergência. Ainda assim, os peritos recomendaram que a cirurgia seja realizada “o mais breve possível”, a fim de evitar agravamento do quadro clínico.

A perícia também apontou “piora progressiva” da condição de Bolsonaro, possivelmente causada pelo “aumento da pressão intra-abdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica”.

A autorização para o procedimento foi concedida por Alexandre de Moraes na última quinta-feira (19/12), quando o ministro também negou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa. Até então, no entanto, não havia sido protocolado um requerimento formal para definição da data da cirurgia, o que ocorreu apenas nesta terça-feira.

Bolsonaro está detido na Superintendência da Polícia Federal desde 22 de novembro, após violar a tornozeleira eletrônica que utilizava. O ex-presidente confessou ter tentado abrir o equipamento com um ferro de solda.

Moraes determinou, três dias depois, que Bolsonaro iniciasse o cumprimento da pena de mais de 27 anos de reclusão no mesmo local.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo