O município de Cruzeiro do Sul elevou o nível de alerta decretou situação de emergência tipo 2 nesta quarta-feira (26). Vale lembrar que há cerca de uma semana, após o Rio Juruá ultrapassar a cota de transbordamento, a segunda maior cidade do Acre, havia decretado situação de emergência nível 1.
“Nós temos aí escolas, unidades básicas de saúde sem atendimento, com serviços suspensos por conta da inundação. Temos muitas casas sem o fornecimento de energia. Além disso, a contaminação da água em muitas residências. Então por esses motivos, além de alguns comércios também que tiveram que suspender os seus serviços, por conta dessa inundação, que permaneceu estável, inundado por mais de um ano, fomos obrigados a decretar essa situação de emergência no nível 2”, explica o coordenador da Casa Civil, Ney Mazzaro.
Mesmo em vazante, o Rio Juruá permanece mais de 60 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 13 metros. A cheia afeta quase 5 mil famílias em 12 bairros e 11 comunidades. Mais de 150 pessoas continuam em abrigos. Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, José Lima, para as famílias que permanecem nas áreas atingidas, o órgão realizará a distribuição de água potável.
Já entregamos uma quantidade de água e continuamos com a distribuição de acordo com o nosso cronograma. Tendo em vista que, apesar de não ter ocorrido o corte de fornecimento, principalmente nas áreas de militizal e várzea, ainda há risco de contaminação na água que chega nas torneiras. Por isso, a determinação do prefeito Zequinha Lima é distribuir água para essas famílias”, afirma Lima
Matéria em vídeo produzida pelo repórter Glédisson Albano para TV Gazeta