quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESOAC), instituído em 2023, pretende facilitar a atuação dos municípios que devem atender a política sanitária e de meio ambiente. No Acre, com exceção de Rio Branco, que possui aterro sanitário conforme orienta a lei, os demais municípios do estado têm problemas com a destinação de seus resíduos sólidos.

Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026 | Cidade AC News – Notícias do Acre
Emerson: “Vamos para Brasília para resolver a situação dos outros municípios” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante reunião realizada nesta sexta-feira (11), com a presença de boa parte dos representantes dos 22 municípios, ficou estabelecido que a capital estará recebendo resíduos sólidos de 12 deles.

Segundo Emerson Leão, secretário executivo do CINRESOAC, a missão agora é que o consórcio possa verificar os encaminhamentos possíveis para resolver a situação dos municípios isolados, sendo eles: Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O secretário destacou o interesse dos gestores em utilizar termoplástico.

Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026 | Cidade AC News – Notícias do Acre
Bocalom: “Devagar vamos ajustando as conversas” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“A maioria dos prefeitos vai estar no dia 22, em Brasília, para sentarmos com a bancada acreana, os senadores e deputados no Ministério para podermos resolver a situação dos outros municípios. Acreditamos que até o final do próximo ano, o Estado do Acre vai ser um dos poucos municípios do Brasil a encerrar 100% as atividades dos seus lixões.”

O prefeito de Rio Branco e também presidente do Consórcio, Tião Bocalom, destacou os avanços que o consórcio vem tendo em relação a correta destinação dos resíduos, obedecendo às diretrizes da Lei n.º 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Já começam a aparecer soluções para o lixo fora de Rio Branco. Estou feliz que devagarzinho vamos ajustando as conversas. O grande desafio dos municípios do interior, tirando a capital é exatamente a questão do lixo. Então, acredito que com essas discussões amplas vamos resolver o problema do lixo nos 22 municípios do Estado do Acre.

O post Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026 apareceu primeiro em AcreNews.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo