quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Comissão de Saúde da Aleac debate impasses no novo PCCR de servidores: “É a hora e a vez da saúde”

Na manhã desta terça-feira, 20, representantes sindicais, servidores da saúde e membros do governo estadual se reuniram com deputados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para discutir os avanços e os pontos de divergência do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da saúde.

O deputado Adailton Cruz, que também preside a Comissão de Saúde da Aleac, destacou que o novo PCCR precisa refletir as necessidades reais dos servidores da saúde e valorizá-los de forma justa.

“Essa discussão é fundamental. É a hora e a vez da saúde. O novo plano precisa refletir a realidade de quem está na linha de frente há anos, muitas vezes sem reconhecimento. Estamos aqui para garantir que essa proposta avance com justiça e coerência”, afirmou Cruz.

A presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate), Alesta Amancio, ressaltou que a categoria está unida na defesa por melhorias, especialmente em relação à isonomia entre profissionais com a mesma formação.

“Não vamos aceitar que o salário de quem já conquistou melhorias seja reduzido. O que queremos é que os que ainda não foram contemplados também sejam valorizados. A Sesacre precisa resolver a situação que ela mesma criou”, declarou Alesta.

A secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Cristina, destacou que o plano foi construído em conjunto com os sindicatos, por meio de diversas reuniões realizadas ao longo dos últimos meses.

“Ouvi aqui que a Sesacre criou o problema, mas pensei que estivéssemos construindo juntos. Ainda assim, se acham que fomos nós, vamos resolver. Mas é importante reconhecer que esse plano traz ganhos históricos: progressão, promoção, gratificações específicas, prêmio de valorização, e pagamento de plantões sobre o salário base. Isso nunca existiu antes”, afirmou a secretária.

Adailton Cruz também reiterou a necessidade da tabela salarial. “O nosso pedido aqui é de rever a questão da nossa tabela. Acredito que dá para rever sem que isso vire briga. Vamos sentar, olhar com a PGE e ver o que é possível fazer pelos especialistas assistenciais. Tenho certeza de que vamos conseguir”, completou.

O secretário de Governo, Luís Calixto, explicou que a proposta está sendo construída com o apoio da Fundação Dom Cabral, consultoria contratada especificamente para estruturar o PCCR da saúde. Ele afirmou ainda que o envio do projeto à Aleac depende da redução do limite prudencial de gastos com pessoal.

“Temos avanços, sim, e reconhecemos o esforço. Mas é preciso responsabilidade. O governo não pode enviar o projeto enquanto não houver margem no limite legal. Me estranha anunciar greve no dia 27 quando ainda nem foi divulgado o novo percentual. Não se trata de esconder dados, mas de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal”, concluiu.

O post Comissão de Saúde da Aleac debate impasses no novo PCCR de servidores: “É a hora e a vez da saúde” apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo