quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre

Por trás dos muros e grades, a saúde surge como um meio de ressocialização que busca equilibrar duas realidades: a privação de liberdade e o direito à vida com dignidade. No Acre, a saúde prisional tem avançado com a promessa de garantir às pessoas encarceradas o mesmo acesso à atenção médica que qualquer cidadão deve ter.

Dados de 2025 mostram que, de janeiro a setembro, mais de 33 mil atendimentos foram realizados, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), nas unidades do estado, entre consultas médicas, odontológicas, psicológicas, fisioterápicas, testes rápidos e campanhas de vacinação.

Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Unidade Básica de Saúde (UBS) do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Diogo José/Iapen

Segundo a chefe da Divisão de Saúde do Iapen, Gabriela Silveira, o fortalecimento da rede tem sido possível graças às parcerias firmadas com as secretarias municipais e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

“A saúde prisional, assim como todos os outros direitos que os presos não perdem quando são presos, é garantida. Dentro do Iapen, nós temos várias divisões que asseguram educação, assistência, trabalho e saúde. Ao longo dos anos, a saúde prisional vem sendo fortalecida com as parcerias que o Iapen tem feito com os municípios”, explica.

Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Gabriela Silveira, chefe da Divisão de Saúde do Iapen. Foto: Diogo José/Iapen

Hoje, das cinco cidades acreanas que abrigam unidades prisionais, quatro já têm o serviço de saúde municipalizado, um passo que, segundo Gabriela, representa “uma grande vitória”.

“Conseguimos municipalizar o presídio com o maior número de internos, em Rio Branco. Isso foi uma conquista construída ao longo dos anos. Já em Cruzeiro do Sul, ainda estamos avançando, mas a assistência é totalmente garantida pela Sesacre”, completa.

O levantamento do Iapen mostra que o atendimento médico é o mais frequente. Foram mais de 6 mil consultas médicas realizadas nos primeiros nove meses do ano, entre homens e mulheres. Também se destacam os atendimentos de enfermagem, que ultrapassaram 9,1 mil registros, e os procedimentos técnicos, que somaram 8,2 mil.

Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Atendimento técnico em enfermagem realizado na UBS do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Diogo José/Iapen

Na área de saúde mental, foram realizados 1,3 mil atendimentos psicológicos e psiquiátricos. Já os atendimentos odontológicos somaram 1,2 mil procedimentos, entre consultas de rotina e ações preventivas. A equipe de fisioterapia também esteve presente com mais de 250 atendimentos realizados ao longo do ano.

Em 2025, houve 221 acompanhamentos no campo da nutrição, e na área de prevenção foram aplicadas 2,4 mil vacinas contra covid-19 e influenza, além de 1,7 mil testes rápidos.

Fora a rotina de atendimentos, ações específicas também reforçam o cuidado com a população privada de liberdade. Em Rio Branco, a área odontológica realizou 860 atendimentos em um mutirão, garantindo procedimentos e orientações sobre saúde bucal. Já a campanha de rastreamento de tuberculose (TB) coletou 105 amostras de escarro para exame, monitorando doenças infectocontagiosas.

Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Atendimento médico psiquiátrico realizado na UBS do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Diogo José/Iapen

Esses números traduzem a rotina de profissionais que convivem diariamente com os desafios e limitações da estrutura prisional. O dentista Thiago Martins, que há 15 anos atua no sistema, diz que o trabalho vai muito além da técnica, é, sobretudo, um exercício de humanidade.

“Aqui é uma das profissões mais importantes, porque a população carcerária está restrita. Eles não têm acesso fácil a uma unidade básica ou UPA. Ter um dentista aqui dentro é fenomenal, principalmente nas urgências. Eu gosto de trabalhar com quem está à margem. Independente da privação de liberdade, eles têm direito à saúde”, diz.

Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Thiago Martins, dentista que atua na UBS do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Diogo José/Iapen

A estrutura de uma unidade prisional funciona como uma pequena cidade, onde áreas como saneamento, educação, segurança e trabalho desempenham papéis fundamentais no processo de reintegração das pessoas privadas de liberdade. A saúde, por sua vez, também ocupa lugar central nesse conjunto. Segundo Martins, o impacto é imediato:

“Poder aliviar uma dor ou evitar o sofrimento é o que me motiva. Eu me acho muito útil prestando esse tipo de serviço. Depois de 15 anos aqui, aprendi a olhar diferente, não como alguém que cometeu um erro, mas como alguém que precisa de cuidado”.

Quem vive o dia a dia do sistema confirma a importância dessa rede de atendimento. O detento I. M., que já chegou a ser operado enquanto cumpre pena, descreve com gratidão o cuidado recebido:

“A gente está privado de liberdade, mas tem acompanhamento. Isso ajuda, dá suporte. Aqui dentro tem tudo: remédio, medicação, curativo. Já ouvi gente dizer que tem coisa que falta lá fora. Eu mesmo já fiz cirurgia, e o acompanhamento foi impressionante. Nunca senti falta de nada nesse sentido”.

Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Detento I. M. no aguardo de seu atendimento na UBS. Foto: Diogo José/Iapen

Entre números, histórias e esperança, a saúde prisional no Acre revela que cuidar, mesmo em um ambiente de privação, é uma forma de reafirmar o que há de mais essencial: o direito à vida e à dignidade. A chefe da divisão, Gabriela, reconhece os desafios, mas aposta na continuidade das parcerias e na sensibilização social.

“O preso perde o direito à liberdade, mas não perde o direito à saúde. Nosso trabalho é garantir que esse princípio constitucional se cumpra, para que, quando ele sair, volte à sociedade em condições melhores do que entrou”, finaliza.

Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre | Cidade AC News – Notícias do AcreFoto: Diogo José/Iapen

” data-medium-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/10/localimages/IMG_4649-300×225.jpg” data-large-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/10/localimages/IMG_4649-1024×768.jpg”>

The post Com mais de 33 mil atendimentos em 2025, Iapen reforça cuidado e dignidade no sistema prisional do Acre appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo