quinta-feira, 4 dezembro, 2025

Com apoio do governo Lula, Azul cancela voos nacionais, incluindo o Acre, e prioriza voos internacionais

A companhia aérea Azul está promovendo uma reestruturação em sua malha aérea que tem causado polêmica. Enquanto cancela 51 rotas domésticas alegando dificuldades financeiras, a empresa amplia sua operação internacional com apoio do governo federal.

Em 2025, a Azul deixou de operar em 16 cidades brasileiras, algumas das quais contavam exclusivamente com seus voos. Entre as rotas canceladas estão trechos importantes como Aracaju–São Paulo, Belém–Brasília, Belém–Boa Vista, Belém–São Paulo e Belém–Natal. A rota Rio Branco-Porto Velho também está na relação de trechos que serão cancelados pela companhia à partir de julho.

Ao mesmo tempo, a companhia lançou novos voos internacionais partindo de Recife — cidade do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que tem liderado politicamente a iniciativa. Nas últimas semanas, foram inaugurados voos diretos da capital pernambucana para Porto, em Portugal, e Madrid, na Espanha. Também foi anunciada uma nova rota entre Campinas (Viracopos) e Porto, além da previsão de voos de Belo Horizonte para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, a partir de julho.

O lançamento dos voos internacionais foi viabilizado por articulação entre o Ministério dos Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo, a Embratur, o governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife. Apesar da ampliação das conexões para o exterior, não há contrapartidas para a retomada das rotas canceladas no território nacional.

Em nota, a Azul informou que é uma empresa de capital aberto e que suas decisões seguem critérios de eficiência operacional e equilíbrio entre oferta e demanda. A companhia alegou que os ajustes fazem parte do planejamento estratégico e visam garantir a sustentabilidade das operações.

A empresa também reforçou o compromisso com a expansão internacional, afirmando que atua conforme a demanda e busca ampliar as opções de conexões para seus clientes.

Com informações do Metrópoles

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo