Cidade AC News | Notícias do Acre, Amazônia e Brasil

Com apoio de Manoel Moraes, Conselho Estadual de Turismo leva ações estratégicas ao interior do Acre

Com apoio de Manoel Moraes, Conselho Estadual de Turismo leva ações estratégicas ao interior do Acre

O Conselho Estadual de Turismo (CET) do Acre iniciou uma agenda de visitas aos municípios com foco no fortalecimento da política pública de turismo regional. A ação, apoiada por emendas parlamentares do deputado estadual Manoel Moraes (PP) e executada em parceria com o governo do Estado, tem como meta principal garantir que os municípios estejam organizados e inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro.

Objetivo é estruturar conselhos municipais, integrar regiões ao Mapa do Turismo Brasileiro e fomentar o desenvolvimento sustentável do setor

Sob a liderança de Thiago Higino, presidente do CET, a iniciativa já passou por municípios do Vale do Juruá, como Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul. Nesses locais, o Conselho busca implantar ou estruturar os Conselhos Municipais de Turismo e orientar as gestões locais sobre a documentação exigida pelo Ministério do Turismo. “É fundamental que os municípios estejam organizados para integrar o Mapa e fazer parte de uma instância regional. Isso abre portas para captação de recursos e fomenta o turismo de forma sustentável e conectada”, diz.

Com apoio de Manoel Moraes, Conselho Estadual de Turismo leva ações estratégicas ao interior do Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre

Além da organização institucional, a proposta visa criar rotas integradas entre os destinos turísticos do Acre, como a Serra do Divisor e o Rio Crôa, fortalecendo a cadeia produtiva e incentivando o fluxo turístico em diversas regiões na mesma viagem.

A ação conta com apoio direto do secretário estadual de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, e integra uma política pública mais ampla de valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social no Acre. “É graças ao apoio decisivo do deputado Manoel Moraes que conseguimos chegar aos municípios e executar esse trabalho de fortalecimento da governança turística regional”, agradeceu Thiago Higino, ressaltando a importância das emendas destinadas nos anos de 2024 e 2025.

Na próxima etapa, a equipe do Conselho iniciará visitas às regionais do Alto e Baixo Acre, ampliando o diálogo com lideranças locais, empresários e gestores públicos para garantir maior integração e visibilidade ao turismo acreano.

A construção das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), articuladas junto ao Ministério do Turismo, será outro passo decisivo para consolidar o estado no cenário nacional como destino turístico em expansão.

Sair da versão mobile