sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Ministério dos Transportes adere e depois recua em acordo global que excluía biocombustíveis

Ministério dos Transportes adere e depois recua em acordo global que excluía biocombustíveis | Cidade AC News – Notícias do Acre
O Ministério dos Transportes aderiu, sozinho, ao Memorando de Entendimento sobre Veículos Médios e Pesados de Emissões-Zero, que prevê em sua estratégia a adoção somente de veículos elétricos como forma de descarbonização, sem considerar os biocombustíveis. Nesta quarta-feira (12/11), após críticas do setor produtivo, a Pasta voltou atrás e cancelou sua adesão ao acordo global.
Initial plugin text
O Memorando de Entendimento sobre Veículos Médios e Pesados de Emissões-Zero prioriza os veículos com emissão zero no escapamento, o que na prática só considera os veículos elétricos. Já os veículos a biocombustíveis têm emissões no escapamento, mas são significativamente menores do que as emissões dos combustíveis fósseis ao se considerar todo seu ciclo de vida de produção.
Até o momento, há 41 países aderentes ao memorando. Eles se comprometeram a garantir que, até 2040, toda sua frota de veículos médios e pesados sejam de emissão zero no escapamento — ou seja, de veículos elétricos.
A diplomacia brasileira, porém, lançou na semana passada um compromisso que prevê quadruplicar a produção de combustíveis renováveis (incluindo biocombustíveis) até 2035.
Em nota, o Ministério dos Transportes disse que, “diante de interpretações divergentes quanto ao objetivo originalmente pretendido, determinou o cancelamento imediato da participação da pasta no Memorando de Entendimento que tratava da meta de emissão zero para veículos pesados e médios”.
A Pasta ressalvou que o memorando não estabelecia “metas vinculativas”, mas disse que a decisão de recuar “busca assegurar total alinhamento entre as políticas do Ministério dos Transportes e as diretrizes estratégicas do governo federal”.
“O caminho escolhido pelo Brasil para reduzir as emissões do setor de transportes é claro: quadruplicar a produção de combustíveis sustentáveis até 2035, incluindo o avanço dos biocombustíveis. Essa é a base da transição energética nacional e representa o compromisso efetivo do Ministério dos Transportes com uma infraestrutura moderna, eficiente e ambientalmente responsável”, concluiu a Pasta.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo