sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Exportações de café para os EUA devem se normalizar em seis meses

Exportações de café para os EUA devem se normalizar em seis meses | Cidade AC News – Notícias do Acre
Os exportadores de café brasileiro vão demorar no mínimo seis meses para compensar os embarques que deixaram de ser feitos para os Estados Unidos por conta do tarifaço, estima o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Leia mais
Após negociação com o Brasil, EUA retiram tarifa de 40% sobre café e carne brasileiros
Exportadores comemoram: ‘Presente de Natal’
Fim do tarifaço tranquiliza agronegócio brasileiro e mercados externos, diz Fávaro
Fim das sobretaxas abre espaço para cafés industrializados nos EUA, diz Abic
Café, suco e cacau recuam em NY com retirada das tarifas

Segundo Márcio Ferreira, presidente do Cecafé, cerca de 1 milhão de sacas deixaram de ser embarcadas para o território americano desde agosto. Entre agosto e outubro, após o início da cobrança das tarifas de 50%, os embarques para o país caíram 51,5%, para 983,97 mil sacas.

Nessa quinta-feira (20/11), a Casa Branca anunciou a retirada da tarifa de 40% sobre as importações de café verde do Brasil. No dia 14, a administração Trump havia retirado a tarifa de 10%. O anúncio fez com que os preços do café arábica na bolsa de Nova York caíssem 1,91% nesta sexta-feira (21/11).
EUA sem café brasileiro

O impacto dessa redução pôde ser observado nos estoques certificados de café arábica brasileiro na bolsa de Nova York, que praticamente zeraram. Nesta sexta-feira (21), esse volume alcançou 19.951 sacas, uma queda de 96% na comparação com um ano antes, quando havia 477.306 sacas. Os estoques certificados totais de café arábica na bolsa tiveram redução de 55% no mesmo intervalo, para 402.069 sacas, de acordo com dados da bolsa de Nova York.

Considerando apenas o período do tarifaço, houve queda de 87% nos estoques de cafés certificados brasileiros e de 46% nos estoques totais.

“Nas indústrias, as torrefadoras foram usando os estoques que tinham em casa de café brasileiro, esperando uma solução para essa celeuma. Como não houve solução, começaram a recorrer a cafés de outras origens porque os cafés brasileiros atingiram estoques mínimos. Agora, com a queda nas tarifas, a expectativa é que peçam o embarque o mais rápido possível dos contratos que estavam em aberto. A hora é de retomada”, afirma Ferreira.
Gargalo logístico

O problema é que esse 1 milhão de sacas que deixaram de ser embarcadas para o mercado americano nos últimos três meses não serão embarcadas tão rapidamente devido a problemas de logística.

No Brasil, o café vai ter que competir em espaço nos navios com outras commodities agrícolas que são colhidas no verão.

“Existe um gargalo logístico que dificulta embarcar um volume adicional de 400 mil a 500 mil sacas por mês de café. Vamos levar no mínimo seis meses, ou até o fim da safra [em junho de 2026] para recuperar esses embarques”, afirma Ferreira.
Cafés especiais
Já a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) não deu prazo para a normalização dos embarques desses tipos de café aos EUA.
De agosto a outubro, os embarques de cafés especiais do Brasil aos EUA caíram cerca de 55%, saindo de 412 mil sacas de 60 quilos no mesmo período de 2024 para as atuais 190 mil sacas.
Segundo a BSCA, a retirada das tarifas corrige a distorção criada pelas tarifas. “A BSCA reitera a celebração da retirada do tarifaço sobre as exportações dos cafés especiais aos EUA e enaltece o trabalho realizado pela cadeia produtiva dos cafés do Brasil, por meio das Associações Brasileiras das Indústrias de Café (ABIC) e de Café Solúvel (ABICS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e Conselho Nacional do Café (CNC), e, em especial, os esforços feitos por todo o staff do governo federal do Brasil, que tornou possível esse desfecho favorável”, afirmou a entidade em nota.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo