quinta-feira, 12 fevereiro, 2026

As abelhas sabem que horas são? Estudo sugere que sim

As abelhas sabem que horas são? Estudo sugere que sim | Cidade AC News – Notícias do Acre
Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres e da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, indica que mamangavas têm uma percepção de tempo mais refinada do que se imaginava.
Leia mais:
Abelhas sem ferrão transformam escolas em laboratórios
Você sabia que as flores ‘ouvem’ as abelhas? Entenda como a comunicação funciona
Quais tipos de abelha existem? Veja as mais conhecidas
Os pesquisadores explicam que o estudo, publicado na revista Biology Letters, foi motivado pelo fato de que, embora os ritmos circadianos dos insetos sejam relativamente bem estudados, ainda se sabe pouco sobre como eles processam intervalos muito curtos, de segundos ou menos.
Como as abelhas sabem que horas são?
Na pesquisa, os especialistas desenvolveram um ambiente controlado em que 41 mamangavas podiam circular livremente e aprender a associar flashes de luz a recompensas ou punições.
No experimento, duas luzes amarelas piscavam por tempos diferentes, uma por um intervalo curto e outra por um intervalo mais longo. Quando o inseto escolhia a duração correta, recebia uma solução açucarada. Se errasse, encontrava quinino, uma substância de sabor amargo.
Para garantir que apenas o tempo de duração servisse como pista, os pesquisadores controlaram o número total de flashes, impedindo que a intensidade luminosa influenciasse a decisão dos insetos.
As mamangavas precisavam acertar pelo menos 15 de 20 tentativas para avançar no experimento. Mesmo quando as recompensas foram retiradas, a maioria continuou escolhendo o estímulo correto, o que mostrou que o aprendizado havia sido consolidado.
Saiba-mais taboola
Os resultados revelaram que, embora esses insetos não encontrem flashes intermitentes na natureza, eles conseguiram acompanhar a duração exata dos estímulos e tomar decisões com base nesse padrão. Isso sugere que a capacidade de processar intervalos de tempo pode ter evoluído para outras funções, como interpretar movimento ou orientar interações dentro da colmeia.
O estudo também reforça a hipótese de que a percepção temporal pode estar ligada ao modo como insetos processam informações espaciais. Abelhas usam o fluxo visual para estimar distâncias. De acordo com o estudo, a equipe acredita que mecanismos semelhantes possam ajudar a medir intervalos de tempo, uma conexão entre espaço e tempo já observada em vertebrados.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo