sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Polícia Civil e GAECO deflagram Operação Centúria no Vale do Juruá e prendem 12 pessoas ligadas a facção criminosa

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Especializado de Investigações Criminais (NEIC) de Cruzeiro do Sul, e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Acre (MPAC), deflagraram na manhã desta quinta-feira, 30, a Operação Centúria, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, região do Vale do Juruá.

Polícia Civil e GAECO deflagram Operação Centúria no Vale do Juruá e prendem 12 pessoas ligadas a facção criminosa | Cidade AC News – Notícias do Acre

A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, em desfavor de indivíduos ligados a uma organização criminosa atuante na região. Como resultado, 12 pessoas foram presas, sendo 5 em flagrante por tráfico de drogas.

A operação é fruto de um trabalho integrado e de longo prazo, que buscou apurar crimes relacionados a tráfico de entorpecentes, roubos, homicídios, ocultação de cadáver e associação criminosa, todos vinculados à atuação de uma facção com estrutura hierarquizada e divisão de tarefas.

Polícia Civil e GAECO deflagram Operação Centúria no Vale do Juruá e prendem 12 pessoas ligadas a facção criminosa | Cidade AC News – Notícias do Acre

O delegado Heverton Carvalho, responsável pelo NEIC e coordenador da operação, destacou que a Centúria representa o fortalecimento da presença do Estado e o compromisso das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

“A Operação Centúria simboliza o comprometimento das forças de segurança na defesa da sociedade acreana. É uma demonstração clara de que o Estado está presente e atuante, e de que nenhuma estrutura criminosa se sobrepõe à lei. Essa ação conjunta reforça o papel da investigação técnica e o combate inteligente ao crime organizado”, afirmou o delegado.

A promotora de Justiça integrante do GAECO, Maísa Arantes, ressaltou o caráter estratégico e conjunto da operação. “Essa operação é fruto de um trabalho coordenado, baseado em provas robustas e investigação minuciosa. O objetivo é desarticular as organizações criminosas que ameaçam a tranquilidade pública, enfraquecendo suas estruturas e restabelecendo o controle do Estado e a sensação de segurança da população”, destacou.

As diligências foram realizadas simultaneamente em diversos bairros de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com o apoio de equipes especializadas da Polícia Civil e do GAECO, consolidando mais um importante avanço no combate ao crime organizado no interior do Acre.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo