sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Maria Antônia destaca ações para combate à hanseníase e incentivo à produção de café no Acre

Em discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na sessão desta quarta-feira (7), a deputada Maria Antônia (Progressistas), abordou temas importantes como a saúde pública e a produção agrícola, destacando suas iniciativas e preocupações.

A parlamentar iniciou seu discurso saudando a todos e agradecendo a Deus pelo retorno dos trabalhos após o recesso. “Agradecer a Deus por esse retorno, né. Pós-recesso, graças a Deus estamos aqui. Com vida e saúde todos nós, deputados, aqui começando os trabalhos de volta”, afirmou. Ela parabenizou também seus colegas que estão concorrendo às eleições municipais, destacando o deputado Emerson Jarude e o deputado Gilberto Lira por suas convenções e coragem.

A deputada também anunciou a realização de uma audiência pública sobre hanseníase no dia 19 de setembro, um tema que ela considera de extrema importância devido ao aumento dos casos na região. “Quero dizer que dia 19 de setembro, eu pedi que essa casa realizasse, que nós realizássemos uma audiência pública para que debatêssemos sobre hanseníase”, disse. Ela convidou todos os deputados e a população a participarem do evento, enfatizando a necessidade de discutir os recursos e as ações que estão sendo realizadas nos municípios para combater a doença. “A hanseníase no nosso estado tem aumentado muito os casos, casos em jovens, pessoas muito jovens. Isso não era para ser mais permitido no nosso estado, nem no Brasil, nem no mundo”, alertou.

Além da saúde, a deputada também destacou a importância da produção de café no Acre, mencionando um projeto de lei que apresentou para instituir a política estadual de incentivo à produção de café de qualidade. “Eu creio que o maior produtor de café seja o ex-deputado Jonas Lima”, comentou, destacando a expansão e o potencial da produção de café na região. Ela mencionou o exemplo de seu esposo, ex-prefeito Deda, que já colheu quase 100 sacas de café em Rodrigues Alves.

A progressista enfatizou a necessidade de apoio e incentivo por parte da Secretaria de Agricultura e do governo federal para que a produção de café no Acre se torne uma realidade promissora. “Eu vejo assim como uma das riquezas no nosso estado que está se implantando. É o começo, mas eu creio que vai ser um começo muito promissor”, afirmou. Ela ressaltou a importância do crédito rural, da pesquisa agrícola, do desenvolvimento tecnológico e da assistência técnica para os produtores.

Maria Antônia finalizou seu discurso expressando seu desejo de sucesso para todos os que estão envolvidos na produção de café no estado. “É isso que a gente espera, é isso que a gente deseja aí para todas essas pessoas que sonham e que querem estar aí nesse ramo do café, que é uma das riquezas que podem estar aqui plantando no nosso estado”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo